A cultura brasileira está presente em muitas formas de arte. Seja nas plásticas, retratando períodos sobre o desenho, a pintura, o uso de cores e também sob olhos políticos; na literatura, com diferentes influências da língua, da escrita e do momento social do país; e, sem dúvidas, no cinema.
Na sétima arte, além de vermos a história do nosso país narrada em fatos e imagens, também podemos compreender o período histórico, político e social que vivíamos na época em que o filme foi feito ou que retrata a obra.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 filmes incríveis que abordam a história do Brasil. Confira:
CARAMURU: A INVENÇÃO DO BRASIL
O filme inicia no dia 1º de janeiro de 1500, quando um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo, pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle, acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde, que acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá conhece a índia Paraguaçu com quem logo inicia um romance, que depois é apimentado pela outra índia Moema, irmã de Paraguaçu.
DESMUNDO
Em uma tentativa de acabar com a miscigenação dos portugueses com índios, a coroa portuguesa enviava órfãs pra cá. O filme é baseado no livro da escritora cearense Ana Miranda.
CARLOTA JOAQUINA
O filme é um retrato sobre a vida de Carlota Joaquina, uma espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.
XICA DA SILVA
A história da escrava Xica da Silva, que se passa na segunda metade do século XVIII, é bem famosa. Após seduzir o milionário João Fernandes, tornou-se uma dama na sociedade de Diamantina, onde passou a promover luxuosas festas e banquetes, algumas contando com a exibição de grupos de teatro europeus. Assim, sua ostentação faz com que sua fama chegasse até a corte portuguesa.
INCONFIDENTES
O filme fala sobre padres, militares, políticos, escritores e insatisfeitos em geral que uniram-se para libertar o Brasil dos portugueses no século XVIII. Entretanto, algo dá errado. Preso, Tiradentes é torturado e, enquanto os demais isentam-se de culpa, ele assume todos os seus atos. Assim, é condenado à morte, mas torna-se o principal nome da Inconfidência Mineira.
POLICARPO QUARESMA
O major Policarpo Quaresma é um sonhador, um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto o Brasil pode ser. Assim, sua luta se inicia no Congresso, onde tenta que o tupi-guarani seja adotado como idioma nacional. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga, por quem nutre um afeto especial, e Ricardo Coração dos Outros, trovador e compositor de modinhas que contam a história do nosso herói do Brasil.
BYE BYE BRASIL
Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço e sua esposa, Dasdô, e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.
ZUZU ANGEL
Zuzu Angel é uma estilista de sucesso que projetou a moda brasileira no mundo. Além disso, é uma mãe quer travou uma luta contra tudo e todos na busca pelo seu filho Stuart. Os anos 70 viram o mundo de pernas para o ar, onde, no Brasil, sua carreira como estilista começa a deslanchar enquanto seu filho ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar que acontece no país. Stuart é preso, torturado e assassinado pelos agentes do Centro de informações de Aeronáutica, sendo dado como desaparecido político. Inicia-se então o périplo de Zuzu, denunciando as torturas e morte de seu filho. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda.
PRA FRENTE, BRASIL
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".
O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
O jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Por Nathália Tourais
Atualizado em 10 Nov 2015.