Todos os anos, centenas de filmes chegam às salas de cinema trazendo novas histórias e novos personagens. Ou, pelo menos, é o que parece. A verdade é que a grande maioria dos lançamentos comerciais são adaptações (de livros, quadrinhos ou games), sequências, remakes, reboots, prequels, spin-offs, romantizações de histórias reais ou interpretações novas para lendas ou histórias amplamente conhecidas pelo público.
Foi pensando nessa carência de obras originais que o Guia da Semana decidiu listar 15 estreias de 2017 que não são baseadas em nenhum material existente, e que vão inspirar você a pensar fora da caixinha. Confira:
Fragmentado
Previsão de estreia: 23 de março
Uma das estreias mais curiosas do ano é o novo filme de M. Night Shyamalan, “Fragmentado”. Nele, James McAvoy interpreta um homem com mais de vinte personalidades diferentes que sequestra e mantém três garotas em cativeiro. Com Anya Taylor-Joy (“A Bruxa”).
O poderoso chefinho
Previsão de estreia: 30 de março
“O Poderoso Chefinho” é uma comédia sobre como a chegada de um novo bebê impacta a família, contada do ponto de vista de um narrador deliciosamente confiável: Tim, um garoto de sete anos com uma imaginação vívida. Aos seus olhos, o irmãozinho é um verdadeiro gângster, disposto a fazer de tudo para tornar sua vida um inferno.
O espaço entre nós
Previsão de estreia: 23 de março
Outra proposta bastante criativa para 2017 é o drama de ficção científica “O Espaço Entre Nós”, com Asa Butterfield. O ator vive um garoto que nasceu em Marte e foi mantido no planeta vermelho por toda a sua vida. Um dia, ele começa uma amizade virtual com uma menina na Terra e decide conhecê-la pessoalmente – mas seu corpo pode não suportar a gravidade e a atmosfera terrestres.
Paixão Obsessiva
Previsão de estreia: 20 de abril
Katherine Heigl interpreta Tessa Connover, que tenta lidar com o fim de seu casamento enquanto seu ex-marido, David (Geoff Stults), resolve se casar com Julia Banks (Rosario Dawson), fazendo com que sua nova companheira passe a viver na casa que um dia compartilharam e a conviver com sua filha, Lilly (Isabella Rice). Julia, por sua vez, tentando se adaptar a sua nova situação como esposa e madrasta, acredita ter finalmente encontrado o homem dos seus sonhos e que pode ajudá-la a esquecer seu passado conturbado. Mas o ciúme doentio de Tessa tem tudo para transformar o sonho de Julia em seu maior pesadelo.
Vida
Previsão de estreia: 20 de abril
Seis astronautas a bordo de uma estação espacial estudam uma amostra coletada em Marte que pode ser a primeira prova de existência de vida no planeta. À medida em que a tripulação conduz experimentos, porém, a nova forma de vida se revela mais inteligente do que o esperado, e mais perigosa.
A autópsia
Previsão de estreia: 4 de maio
Pai e filho são médicos legistas e recebem o corpo de uma mulher sem nome, supostamente uma vítima de assassinato, para analisar. Durante a autópsia, contudo, eles percebem que não há nenhuma causa aparente para a morte.
Colossal
Previsão de estreia: 11 de maio
Nesta exótica comédia de ficção científica, Anne Hathaway interpreta uma mulher americana que, enquanto passa por uma crise pessoal, descobre estar intimamente conectada à chegada de um monstro gigante na Coreia do Sul.
O rastro
Previsão de estreia: 18 de maio
No terror brasileiro, Rafael Cardoso interpreta um médico encarregado de retirar pacientes de um antigo hospital prestes a ser desativado. Entretanto, na noite da transferência, fenômenos inexplicáveis começam a acontecer.
Planetarium
Previsão de estreia: 25 de maio
Com Natalie Portman e Lily-Rose Depp, o filme de Rebecca Zlotowski (“Grand Central”) conta a história de duas irmãs que têm poderes mediúnicos, e que são abordadas por um produtor de cinema durante uma performance.
Rough Night
Previsão de estreia: 15 de junho
Numa espécie de versão feminina de “Se Beber, Não Case”, mas com uma virada mais sombria, “Rough Night” traz Scarlett Johansson, Zoë Kravitz, Kate McKinnon, Jillian Bell e Ilana Glazer como um grupo de amigas numa despedida de solteira inesquecível. A situação foge do controle quando um stripper morre no meio das comemorações.
Get out
Previsão de estreia: 15 de junho
Fenômeno de crítica e bilheterias nos EUA, “Get Out” levou seu diretor, Jordan Peele, a se tornar o primeiro negro a superar os US$ 100 milhões em seu primeiro filme. “Get Out” é uma comédia de horror, ou um horror satírico, sobre um jovem negro que vai conhecer a família da namorada branca numa casa de fazenda. Lá, ele começa a ser perseguido por visões e descobre que nenhuma pessoa negra jamais conseguiu sair dali.
Lino
Previsão de estreia: 20 de julho
Lino é um animador de festas muito azarado que não aguenta mais seu emprego, pois precisa vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar sempre a mesma rotina de maus tratos das crianças. Cansado de tudo e tentando se livrar da falta de sorte que o persegue, Lino resolve buscar a ajuda de Don Leon, um suposto “mago” não muito talentoso, que o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: sua própria fantasia!
Os guardiões
Previsão de estreia: 3 de agosto
Para quem adora super-heróis, mas quer fugir das produções americanas, “Os Guardiões” surge como uma opção, no mínimo, curiosa. O longa russo se passa na Guerra Fria e tem como protagonistas um grupo de soldados soviéticos geneticamente aprimorados, com a missão de defender os territórios da URSS contra ameaças sobrenaturais.
Emoji - O filme
Previsão de estreia: 31 de agosto
A aposta mais ousada da Sony para 2017 é a animação “Emoji movie”, inspirada nas famosas carinhas usadas em mensagens instantâneas. Segundo a sinopse, o filme mostrará a cidade de Textópolis, onde todos os emojis vivem, esperando para serem escolhidos. O protagonista será um emoji “quebrado”, capaz de adotar diferentes expressões, mas que sonha em ser “normal” e se estabilizar num único rosto.
Mother!
Previsão de estreia: 12 de outubro
Com Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Michelle Pfeiffer, Domhnall Gleeson e Ed Harris, o novo projeto original de Darren Aronofsky girará em torno de um casal que tem sua relação perfeita colocada à prova quando hóspedes indesejados chegam à sua casa.
Por Juliana Varella
Atualizado em 15 Mar 2017.