Na última semana, a dupla Colin Trevorrow e J. A. Bayona desembarcou em São Paulo para apresentar aos fãs e à imprensa o primeiro trailer e alguns segredos do seu novo filme, “Jurassic World: Reino Ameaçado”. O longa dá sequência aos eventos de “Jurassic World” (2015) e tem Bayona na direção, Trevorrow na produção e Bryce Dallas Howard e Chris Pratt no elenco principal.
Confira 10 coisas que eles revelaram sobre o filme, que estreia em junho de 2018:
1. Haverá um vulcão
Toda a tensão do segundo filme gira em torno de um vulcão localizado na ilha onde ficava o parque (agora fechado), que entra inesperadamente em erupção e levanta a questão: devemos salvar os animais que (re)criamos ou deixar que sejam extintos novamente?
2. Claire e Owen estão de volta – mas não juntos
No trailer divulgado durante a Comic Con Experience, os personagens de Bryce Dallas Howard e Chris Pratt aparecem conversando e fica claro que não se veem há algum tempo. Quando questionados sobre isso, o produtor e o diretor explicaram que, apesar de terem passado por uma experiência heroica juntos, os dois não têm realmente tanto em comum e pode levar algum tempo até que estejam, de fato, na mesma página.
3. Jeff Goldblum retorna ao seu papel clássico
Quem não se lembra do matemático Ian Malcolm, que prevê as consequências catastróficas das experiências conduzidas no Parque dos Dinossauros e consegue se sair ileso dos dois primeiros filmes da franquia? Pois ele está de volta e, mais uma vez, fará as perguntas difíceis: afinal, devemos ou não nos responsabilizar por essas criaturas?
4. O trailer revela apenas a primeira metade do filme...
Segundo o produtor, todas as cenas exibidas no trailer estão contidas nos primeiros 57 minutos de filme – ou seja, muita coisa ainda não foi mostrada!
5. E a segunda será bem diferente!
Tanto Trevorrow quanto Bayona garantem que a segunda parte do filme será mais “contida e intimista” do que as cenas mostradas no trailer. A referência direta é o primeiro “Jurassic Park”, cujas sequências mais memoráveis não acontecem na floresta, mas sim dentro de uma cozinha ou de um carro.
6. Suspense é a palavra de ordem
Não foi à toa que o diretor escolhido para a sequência foi o espanhol Juan Antonio Bayona. Diretor de “Sete Minutos Depois da Meia-Noite”, “O Orfanato” e “O Impossível”, ele sabe muito bem criar o suspense necessário para manter o público preso às poltronas.
7. Mais animatronics, menos CGI
A maior parte dos dinossauros mostrados em “Jurassic World: Reino Ameaçado” foi construída de verdade, na forma de bonecos animados – ou animatronics. Para o diretor, animatronics ajudam os atores a terem uma performance melhor e, para o público, um toque no dinossauro parece mais real quando o animal não é feito em CGI.
8. Botas para Claire!
Uma das grandes discussões do primeiro filme foi a escolha de colocar uma protagonista feminina sobre um par de sapatos de salto alto para correr pela selva e fugir de dinossauros. Trevorrow ainda defende a personagem dizendo que ela não esperava passar por aquela experiência e, por isso, não estava vestida de acordo, mas, para a sequência, promete que Claire usará botas.
9. Há uma mensagem especial por trás da nova trilogia
Por baixo da premissa de “humanos criando dinossauros, fugindo de dinossauros e defendendo dinossauros”, pode estar uma mensagem um pouco mais realista. Para Trevorrow, as criaturas de “Jurassic World” são como os animais de verdade e as discussões sobre qual o seu papel no mundo e qual o nosso direito de explorá-los é uma metáfora para a forma como humanos sempre se relacionaram com os animais terrestres ao longo da História. Pense nisso!
10. Sim, será uma trilogia!
Para quem não acompanhou as notícias da franquia nos últimos meses, “Jurassic World” e “Jurassic World: Reino Ameaçado” formarão os dois primeiros filmes de uma trilogia. Ainda não sabemos quando o terceiro filme chegará aos cinemas ou qual será sua história, mas, se depender das palavras de Trevorrow, devemos ver muito mais Claire pela frente. “Para mim, ela é a verdadeira protagonista da história!”.
Por Juliana Varella
Atualizado em 13 Dez 2017.