Um dos filmes mais assistidos de 2017 até agora foi um título bem conhecido pelo público: “A Bela e A Fera”. Assim como outros clássicos da Disney, a animação de 1991 ganhou uma repaginada e foi transformada numa superprodução musical com atores, apresentando a obra a um novo público e derretendo os corações dos antigos fãs.
A estratégia, que já se mostrou um sucesso com “Cinderela”, “Mogli” e “Malévola”, será aplicada a todos os desenhos clássicos da casa, incluindo títulos como “Aladdin” e “O Rei Leão”! Conheça os próximos projetos em andamento e prepare o coração:
Dumbo
Uma das versões mais polêmicas entre as já anunciadas pela Disney é o live action de “Dumbo”, sob direção de Tim Burton. A combinação parece encaixar perfeitamente, contudo, afinal Burton sempre trabalhou com temas circenses e o tom macabro do original deve se converter em algo visualmente interessante na perspectiva do diretor. O filme já começou a produção e deve estrear em março de 2019, tendo no elenco Colin Farrell, Danny DeVito, Eva Green e o grande nome do momento, Michael Keaton.
O Rei Leão
Como fazer uma versão em “live action” de uma animação na qual todos os personagens são animais? Com CGI pesado e captura de movimento, coisa que só um diretor como Jon Favreau (“Mogli – O Menino Lobo”) pode realizar. Ele está no comando do remake, ao lado dos atores Donald Glover (Simba), Seth Rogen (Pumba) e Billy Eichner (Timão). James Earl Jones reprisa o papel como Mufasa e as primeiras imagens do longa já foram exibidas durante a D23 – levando o público à loucura! A estreia está prevista para 2019.
Mulan
Antes previsto como o próximo projeto da casa, “Mulan” acabou tendo sua estreia adiada para o final de 2019, com grandes chances de pular para 2020 - já que “Dumbo” e “O Rei Leão” também estão, ambos, marcados para 2019, e em fases mais avançadas de produção. O filme terá no comando a diretora Niki Caro (“The Zookeeper’s Wife” e “Encantadora de Baleias”) e a atriz Ming-na Wen, que fez a voz da personagem no filme de 1998, já declarou que quer fazer uma participação especial.
Aladdin
Depois de prometer a escalação de atores do Oriente Médio para a produção, a Wall Disney anunciou que Will Smith (americano) viverá o Gênio, Naomi Scott (inglesa) será Jasmine e Mena Massoud (esse sim, egípcio) dará vida ao protagonista Aladdin. O filme terá direção de Guy Ritchie (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”) e roteiro de John August (“Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”) e ainda não tem data para estrear.
Peter Pan
“Peter Pan” pode ter acabado de ganhar uma versão moderna nos cinemas, mas aquela não era a visão da Walt Disney, e sim da Warner Bros. Para a Disney, o conto do menino que não queria crescer será dirigido por David Lowery (“Meu Amigo, O Dragão”), que se alia novamente ao roteirista Toby Halbrooks para o projeto.
A Branca de Neve
O primeiro longa animado da Walt Disney e primeiro entre os contos de fadas que fariam a fama do estúdio, “A Branca de Neve” também ganhará (mais uma) versão com atores nos cinemas. Ainda não há maiores informações sobre o projeto, mas a roteirista Erin Cressida Wilson (“A Garota no Trem”) já está confirmada.
A Espada Era a Lei
Menos conhecido, mas amado pelos fãs, “A Espada Era a Lei” também está na lista de remakes da Walt Disney, e deve ganhar um roteiro assinado pelo produtor e roteirista de “Game of Thrones”, Brian Cogman.
Pinocchio
O diretor e roteirista de “A Estranha Vida de Timothy Green”, Peter Hedges, é o primeiro nome associado ao live action de “Pinocchio”, outro clássico da fase mais antiga das animações da Walt Disney.
Spin-off: Cruella
Outra linha de ação do estúdio para aproveitar ao máximo a memória afetiva dos fãs são os filmes focados em personagens específicos. Entre eles, o mais promissor até agora é o filme-solo de Cruella DeVil, “Cruella”, que deve estrear em 2018 e terá Emma Stone no papel da vilã. O estreante Alex Timbers assina a direção, a partir do roteiro de Kelly Marcel (“Walt nos Bastidores de Mary Poppins”).
Spin-off: Sininho
Quem também ganhará um filme só para ela é a companheira de Peter Pan, Sininho (ou Tinker Bell) – que já tem uma franquia com seu nome, mas não em live action. Desta vez, quem interpreta a personagem é a atriz Reese Witherspoon e o roteiro é de Victoria Strouse (“Procurando Dory”).
Spin-off: Uma Noite no Monte Calvo
É até difícil acreditar, mas a Disney está seriamente considerando fazer um filme inteiro baseado na sequência mais sinistra de “Fantasia”, “Uma Noite no Monte Calvo” – aquela em que um demônio assombra uma cidadezinha e desperta os mortos na noite de Halloween. O roteiro é de Matt Sazama e Burk Sharpless (dupla de “Power Rangers” e “Drácula: A História Nunca Contada”).
Spin-off: Príncipe Encantado
Descrito como uma comédia em torno do irmão do Príncipe Encantado, que se esforça para estar à altura das expectativas da família, o filme ainda não teve diretor ou roteirista divulgados.
Spin-off: Rose Red
Outra irmã que deve ganhar sua própria aventura em breve é Rose Red, a irmã da Branca de Neve. O longa supostamente está sendo escrito por Evan Dauherty (“Branca da Neve e O Caçador”) e mostrará a jovem se unindo aos anões para salvar a princesa famosa.
Spin-off: Christopher Robin
Mais uma reinterpretação do que um spin-off, “Christopher Robin” deverá mostrar o garotinho de “O Ursinho Pooh” adulto, retornando ao mundo mágico dos seus brinquedos. Marc Foster (“Guerra Mundial Z” e “007: Quantum of Solace”) assina a direção e Tom McCarthy (“Spotlight”) e Alex Ross Perry (“Cala a boca Philip”) escrevem o roteiro.
Spin-off: Gênio
Se tantos coadjuvantes estão ganhando seus filmes-solo, por que não o Gênio de “Aladdin”? Damian Shannon e Mark Swift (ambos de “Sexta-feira 13”, de 2009, e “Baywatch”, 2017) assinam o roteiro do longa, ainda sem data para estrear. Escolha curiosa de roteiristas, não?
Por Juliana Varella
Atualizado em 17 Jul 2017.