Não é nenhuma novidade dizer que a arte é atemporal. Entretanto, quando esbarramos em alguma obra antiga que parece ter sido feita nos dias de hoje, ficamos com aquela sensação de “não é possível que isso foi feito nessa época” .
No cinema, nas telas ou nos livros, é curioso e incrível como algumas produções se encaixam perfeitamente no cenário contemporâneo, ainda que tenham tido referências de um cenário tão diferente. Nesse quesito, o cinema parece sempre surpreender.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 filmes com mais de 10 anos que continuam sendo atuais. Confira:
Mulan (1998)
Muito antes de “Valente” e “Frozen”, “Mulan” foi o filme que abordou o empoderamento feminino, trocando a tradicional princesa indefesa por uma guerreira que finge ser homem para poupar seu pai e acaba salvando não apenas seus colegas homens, como toda a China.
Meninos não Choram (1999)
No longa, Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma e apaixona-se pela garota com quem sai. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem a público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.
A onda (2008)
Em uma escola da Alemanha, o professor Rainer Wenger tem dificuldade em explicar para seus alunos como o povo aceitou a disseminação do nazismo. Quando um dos estudantes afirma que hoje em dia seria impossível um regime autoritário dar certo, por conta da educação das pessoas, o mestre decide fazer uma experiência. Rainer cria uma simulação dentro de sala de aula mostrando como o governo conseguiu convencer o povo.
2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968)
Além de ser um filme enigmático, "2001" se saiu muito bem no quesito realismo. A visão de Kubrick sobre o mundo moderno foi surpreendentemente precisa. Afinal, o videofone nos faz lembrar do Skype dos dias de hoje, além do turismo espacial e o robô HAL 9000, que nos faz pensar na Siri, da Apple.
Mulher Nota 1000 (1985)
Gary e Wyatt são dois adolescentes que não fazem sucesso com as mulheres. Eles resolvem criar no computador de Wyatt a mulher que eles acreditam ser a ideal. Uma tempestade dá vida a ela, que é "batizada" como Lisa. Impossível não pensar nas atuais impressoras 3D.
Wall-e (2008)
Depois de maltratar o planeta Terra durante séculos, os humanos percebem que aqui não é mais um lugar habitável, por isso decidem partir em um cruzeiro pelo espaço por cinco anos, enquanto alguns robôs limpam a sujeira que eles deixaram. A viagem, no entanto, acaba durando mais do que eles imaginavam. Sete séculos depois, a nave Axiom ainda continua aguardando uma confirmação de que é possível viver na Terra, para que enfim possam voltar. Porém, os humanos também encontram-se alienados.
Atualizado em 20 Mai 2018.