A premiação do Oscar 2020 acaba de acontecer e a estatueta de melhor atriz foi disputada por grandes atuações, entre Scarlett Johansson ("História de um Casamento"), Charlize Theron ("O Escândalo), Saoirse Ronan ("Adoraveis Mulheres") e Cynthia Erivo ("Harriet"); mas quem subiu ao palco foi Renée Zellweger, com "Judy: Muito Além do Arco-Íris".
Assim como essas grandes atrizes, muitas outras subiram ao palco e, pensando nisso, o Guia da Semana lista 11 filmes que levaram o Oscar de Melhor Atriz que você precisa assistir o quanto antes. Confira:
A Favorita - Olivia Colman
Na Inglaterra do século XVIII, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough exerce sua influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman). Seu posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail, nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes à oportunidade única.
Três Anúncios Para um Crime - Frances McDormand
Inconformada com a ineficácia da polícia em encontrar o culpado pelo brutal assassinato de sua filha, Mildred Hayes (Frances McDormand) decide chamar atenção para o caso não solucionado alugando três outdoors em uma estrada raramente usada. A inesperada atitude repercute em toda a cidade e suas consequências afetam várias pessoas, especialmente a própria Mildred e o Delegado Willoughby, responsável pela investigação.
La La Land: Cantando Estações - Emma Stone
Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.
O Quarto de Jack - Brie Larson
Joy (Brie Larson) e seu filho Jack vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.
Para Sempre Alice - Julianne Moore
A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.
Blue Jasmine - Cate Blanchett
Uma milionária mulher (Cate Blanchett) perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã e os sobrinhos em uma casa bem modesta. Ela acaba encontrando um refinado homem que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida.
O Lado Bom da Vida - Jennifer Lawrence
Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele volta a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado. Assim, conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.
A Dama de Ferro - Meryl Streep
O longa conta a história de Margaret Thatcher (Meryl Streep), que teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.
Cisne Negro - Natalie Portman
Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas e meio a tudo isso, busca a perfeição para interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de "O Lago dos Cisnes".
Um Sonho Possível - Sandra Bullock
Michael Oher era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.
Judy Muito Além do Arco-Íris
A lendária artista Judy Garland, interpretada por Renée Zellweger, chega a Londres no inverno de 1968 para realizar seus últimos shows com ingressos esgotados.
Atualizado em 10 Fev 2020.