Nem todas as histórias precisam de cores vibrantes para serem contadas. Algumas se tornam muito mais expressivas e impactantes justamente por serem mostradas em preto e branco – que é quando o jogo de luz e sombra aparece mais e precisa ser trabalhado com perfeição.
Pensando nisso, selecionamos 20 filmes novos e antigos que foram lançados em PB e que você precisa colocar na sua lista. Confira:
Garota sombria caminha pela noite
Com toques de noir e rock n’ roll, “Garota Sombria” é um terror cult sobre uma vampira que persegue suas vítimas à noite numa cidade iraniana.
Frances Ha
Estrelado por Greta Gerwig, “Frances Ha” é uma comédia dramática sobre uma mulher que sonha alto, mas não tem nada muito concreto em sua vida. Ela vive em Nova York, mas não tem um apartamento; trabalha numa escola de dança, mas não é dançarina e tem uma melhor amiga com quem já não fala mais.
O Artista
Jean Dujardin e Bérénice Bejo são os protagonistas deste filme, que é uma espécie de versão alternativa de “Cantando na Chuva”. Os dois se conhecem quando ele é um ator de sucesso no cinema mudo, e ela ainda sonha em ser atriz. Com o passar do tempo, ela conquista seu espaço, enquanto ele acaba perdendo o prestígio. Além de em preto e branco, o filme também não tem falas e usa as cartelas típicas do cinema mudo.
A Fita Branca
Coisas estranhas começam a acontecer numa pequena vila no norte da Alemanha, nos anos que antecedem a Primeira Guerra Mundial, com a intensificação do que parecem ser rituais de punição. Quem é o responsável?
Sin City: A Cidade do Pecado
Co-dirigido pelo próprio Frank Miller, autor da graphic novel que inspirou o filme, “Sin City” acompanha quatro personagens diferentes em histórias que se cruzam, dentro de uma cidade tomada pelo crime.
Boa Noite e Boa Sorte
Escrito e dirigido por George Clooney, “Boa Noite e Boa Sorte” conta a história real do repórter televisivo Edward R. Murrow e seu produtor Fred W. Friendly, no início da televisão nos Estados Unidos, que decidem levar ao ar as táticas usadas pelo senador Joseph McCarthy para demonizar os comunistas e criar um sentimento de insegurança coletiva no país.
Ed Wood
Tim Burton homenageia o diretor trash Ed Wood com uma biografia sincera. Johnny Depp interpreta o cineasta, que, sonhando com grandes blockbusters, deu vida a ficções científicas e filmes de fantasia com os mais mirabolantes efeitos especiais caseiros. Enquanto lida com os filmes, os atores e o fracasso inevitável, Wood ainda tenta compreender a própria identidade.
A Lista de Schindler
Steven Spielberg reconta a história do Holocausto sob os olhos de um empresário, que, depois de lucrar com a Guerra ao empregar a mão-de-obra barata dos judeus, decide arriscar a própria vida e o próprio negócio para proteger seus funcionários. O filme é baseado numa história real e ganhou 7 Oscars, incluindo o de Melhor Filme.
Touro Indomável
O longa de Martin Scorsese acompanha a vida de um boxeador com tendência para a autodestruição chamado Jake La Motta, enquanto a violência que o guia em cima do ringue destrói sua vida fora dele.
O Homem Elefante
Um cirurgião vitoriano resgata um homem severamente desfigurado, que era torturado e vivia como atração num show de horrores. Por trás de sua fachada monstruosa, porém, começa a se revelar uma pessoa inteligente e sensível.
Dr. Fantástico
O clássico mais peculiar de Stanley Kubrick narra a reação desesperada dos políticos numa “sala de guerra” quando um general insano ordena o lançamento de uma bomba nuclear. O filme foi lançado em 64, pouco depois do confronto entre Estados Unidos e Rússia sobre uma base militar cubana, durante a Guerra Fria.
Psicose
Após roubar US$ 40 mil de um cliente do banco onde trabalhava, uma secretária foge com seu carro e se hospeda num hotel à beira da estrada. Lá, ela descobre que o local é gerenciado por um estranho homem e sua mãe dominadora
Acossado
Um ladrão impulsivo rouba um carro e acaba assassinando um policial. Procurado, ele se une a uma estudante de jornalismo americana e tenta convencê-la a fugir com ele para a Itália.
Os Incompreendidos
No filme que marca oficialmente o início da Nouvelle Vague, um garoto de 14 anos que odeia a escola e é constantemente ignorado em casa começa a faltar às aulas e a se envolver com pequenos delitos nas ruas de Paris.
O Sétimo Selo
Clássico e perturbador, “O Sétimo Selo” acompanha um soldado que retorna das Cruzadas para encontrar seu país tomado pela Peste Negra. Ao lado de seu escudeiro, ele tem um encontro com a Morte, com quem inicia uma partida de xadrez para ganhar tempo a fim de compreender o sentido da vida e a existência de Deus.
Crepúsculo dos Deuses
Após estacionar por engano na mansão de uma ex-estrela de Hollywood, um roteirista é contratado para escrever um filme que será seu grande retorno, mas que também poderá ser a sua desgraça.
Casablanca
Nós sempre teremos Paris” – ou, pelo menos, era o que Rick pensava. Quando Ilsa Lund entra pelas portas do bar Casablanca, acompanhada pelo fugitivo de guerra Victor Laszlo, lembranças voltam à tona e um romance não-resolvido se faz sentir novamente.
Cidadão Kane
Primeiro e mais importante filme de Orson Welles, “Cidadão Kane” conta a história de um magnata do jornalismo, que pronuncia em seu leito de morte uma palavra misteriosa: “Rosebud”. Estrelado pelo próprio Welles.
Luzes da Cidade
Com a ajuda de um homem rico que ocasionalmente lhe dá esmolas, um mendigo que se apaixonou por uma florista cena consegue juntar dinheiro para ajudar no tratamento dela.
Metropolis
Numa cidade futurista dividida entre a classe operária, que vive no subsolo, e a elite, que vive na superfície, o filho de um dos homens mais importantes se apaixona por uma trabalhadora, que prevê a chegada de um salvador para mediar suas diferenças.
Atualizado em 12 Mar 2018.