Paciência é uma virtude. Passar mais de três horas dentro de uma sala de cinema, imerso numa única história e resistindo à tentação de espiar o celular pode ser um desafio enorme – mas também pode ser uma experiência incrível. Alguns dos melhores filmes já produzidos romperam o padrão e se estenderam, corajosamente, por três, quatro ou até mais de cinco horas, oferecendo ao público não apenas uma boa trama, mas todo um universo de sentimentos e ideias.
Confira 20 títulos incríveis com mais de três horas que você deveria colocar na sua lista:
Do Que Vem Antes – 5h38 / 318 min
O diretor filipino Lav Diaz é conhecido, justamente, por seus filmes imensos. “Do Que Vem Antes”, de quase cinco horas e quarenta minutos, foi o favorito do público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2014, apesar da duração, e conta a história de um bairro remoto nas Filipinas, nos anos 70, onde fenômenos estranhos começam a acontecer. O mistério tem como pano de fundo a proclamação da Lei Marcial pelo ditador Ferdinand E. Marcos.
A Vingança dos 47 Ronins – 4h01 / 241 min
Clássico de samurais, o longa de Kenji Mizoguchi se inspira numa lenda japonesa para contar a história de um grupo de guerreiros que decide vingar seu mestre, obrigado a cometer suicídio após agredir um rival corrupto. “Ronin” é o nome dado aos samurais que já não têm um mestre para seguir, e se tornaram andarilhos.
... E O Vento Levou – 3h58 / 238 min
Durante a Guerra Civil Americana, uma mulher manipuladora e mimada vive um romance com um homem rebelde, enquanto amadurece assumindo o controle da fazenda da família.
Era Uma Vez na América – 3h49 / 229 min
O último filme de Sergio Leone acompanha um garoto judeu que cresce em Nova York em meio à máfia, se torna um grande gângster e retorna à cidade trinta anos depois, para descobrir o que aconteceu com seus companheiros.
Os Dez Mandamentos – 3h40 / 220 min
No clássico absoluto de toda Páscoa e Natal, o diretor Cecil B. DeMille narra a história do príncipe egípcio Moisés, que descobre sua verdadeira origem como hebreu e parte numa missão sagrada para libertar seu povo.
Lawrence da Arábia – 3h36 / 216 min
Vencedor de sete Oscars incluindo o de Melhor Filme, “Lawrence da Arábia” narra a história real de T.E. Lawrence, um oficial inglês que se infiltrou nos exércitos árabes durante a Primeira Guerra Mundial e liderou suas tribos contra os turcos.
Ben-Hur – 3h32 / 212 min
Um nobre judeu é traído e vendido como escravo por seu amigo de infância, que agora é membro do exército romano, e retorna anos depois para buscar vingança.
Os Sete Samurais – 3h27 / 207 min
Um samurai veterano é requisitado pela população de um vilarejo para protegê-los de bandidos. Ele, então, recruta outros seis samurais e, juntos, eles ensinam os civis a se defenderem, em troca de alimentação. “Os Sete Samurais” foi adaptado como um faroeste por John Sturges em “Sete Homens e Um Destino”.
Andrei Rublev – 3h25 / 205 min
O longa de Andrei Tarkovski se inspira na vida real do pintor e ativista político para retratar um período turbulento na História russa, no século XV.
O Poderoso Chefão 2 – 3h22 / 202 min
O segundo filme da trilogia da máfia mais famosa do cinema ganhou 6 Oscars, em 1975. A sequência mostra a vida de Michael Corleone nos anos 50, agora responsável pelos negócios da família, paralelamente à juventude de Don Vito Corleone, nos anos 20.
Malcolm X – 3h22 / 202 min
“Malcolm X”, de Spike Lee, narra a vida de um dos ativistas negros mais polêmicos dos Estados Unidos. Filho de um homem morto pelo Ku Klux Klan, Malcolm se tornou um rebelde e um criminoso e, na cadeia, descobriu o islamismo. Fora de lá, passou a pregar a religião e, mais tarde, viajou a Mecca para se converter por completo. Ele foi assassinado anos depois.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – 3h21 / 201 min
Poderíamos considerar a trilogia inteira de “O Senhor dos Anéis” como um único filme, afinal, a história é interrompida ao final de cada episódio e reiniciada, exatamente de onde parou, no filme seguinte. Porém, se for para escolher um só, recomendamos o último capítulo, “O Retorno do Rei”. Vencedor de 11 Oscars incluindo Melhor Filme, o épico de Peter Jackson faz suas três horas e meia passarem voando, enquanto narra as aventuras de um grupo de hobbits, humanos, elfos e anões numa guerra contra o exército de um poderoso feiticeiro.
Assim Caminha a Humanidade – 3h21 / 201 min
Estrelando James Dean e Elizabeth Taylor, o filme narra as histórias de três gerações de texanos e seus conflitos amorosos em meio à descoberta de petróleo numa fazenda familiar.
Doutor Jivago – 3h17 / 197 min
O clássico de David Lean narra a vida de um médico e poeta russo que, apesar de já ser casado, se envolve com a esposa de um ativista político, durante a Primeira Guerra Mundial e às vésperas da Revolução Bolchevique em 1917.
O Nascimento de Uma Nação – 3h15 / 195 min
Um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos é o clássico de D.W.Griffith, “O Nascimento de Uma Nação”. Ao longo de três horas e quinze minutos, o longa acompanha duas famílias afetadas pela Guerra Civil Americana, rivais no campo de batalha, mas aliadas na vida particular. O filme mostra diferentes momentos históricos, incluindo o assassinato de Abraham Lincoln e a ascensão da Ku Klux Klan, retratada ali como um grupo heroico.
A Lista de Schindler – 3h15 / 195
Clássico de Steven Spielberg, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Polônia, onde o empresário alemão Oskar Schindler se sensibiliza com a perseguição nazista sobre seus empregados judeus e decide arriscar a própria vida para protegê-los. O drama é inspirado por uma história real.
Titanic – 3h14 / 194 min
Com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio novinhos, a superprodução contou a história de amor entre um artista pobre e uma aristocrata fadada a um casamento arranjado, dentro do luxuoso e “inabalável” cruzeiro Titanic.
Cleópatra – 3h12 / 192 min
Elizabeth Taylor encarna a rainha egípcia na superprodução hollywoodiana de 1963. O filme mostra a vida de Cleópatra enquanto ela tenta proteger seu povo da dominação romana.
À Espera de Um Milagre – 3h09 / 189 min
Amado pelo público, o filme traz Tom Hanks no papel de um carcereiro que trabalha com os detentos no Corredor da Morte. Aos poucos, um dos prisioneiros revela ter um comportamento doce e um poder belo e misterioso, apesar de sua aparência amedrontadora e das acusações brutais pelas quais responde.
O Lobo de Wall Street – 3h / 180 min
Baseada numa história real, a comédia dramática de Martin Scorsese tem Leonardo DiCaprio no papel de um corretor de ações que se torna milionário aplicando golpes e manipulando o mercado.
Atualizado em 9 Abr 2018.