Você se lembra de quando “Passageiros” era uma grande promessa, e “A Vigilante do Amanhã” se apresentava como uma das maiores apostas do ano? Pois o tempo passou e esses filmes, assim como outros, se revelaram grandes fracassos de crítica e bilheteria.
Relembre 16 filmes que chegaram cheios de expectativas, mas decepcionaram e caíram no esquecimento em 2017:
Passageiros
O romance de ficção científica com Jennifer Lawrence e Chris Pratt pode ter se salvado nas bilheterias, mas foi massacrado pela crítica e por boa parte do público assim que saiu. O filme prometia uma história de amor num ambiente futurista, mas entregou um caso perturbador de abuso combinado a uma aventura espacial difícil de engolir.
Orçamento: US$ 110 mi
Bilheteria EUA: US$ 100 mi
Bilheteria total: US$ 303 mi
Rotten Tomatoes: 30%
Assassin's Creed
Outro fracasso de crítica que conseguiu escapar por pouco do prejuízo foi a adaptação do jogo “Assassin’s Creed”, com Michael Fassbender e Marion Cotillard. O filme arrecadou menos da metade do que custou nos Estados Unidos, mas compensou com uma recepção mais calorosa em países como China, Rússia e França.
Orçamento: US$ 125 mi
Bilheteria EUA: US$ 54 mi
Bilheteria total: US$ 240 mi
Rotten Tomatoes: 17%
Beleza oculta
Um filme com uma mensagem bonita protagonizado por Will Smith tem tudo para ser um sucesso, certo? Errado. Sem saber exatamente aonde queria chegar, “Beleza Oculta” foi rejeitado pela crítica e acabou perdendo, também, parte do público – especialmente no mercado doméstico, onde arrecadou menos do que gastara para bancar seu elenco estelar.
Orçamento: US$ 36 mi
Bilheteria EUA: US$ 31 mi
Bilheteria total: US$ 88 mi
Rotten Tomatoes: 14%
O chamado 3
Quem precisava de mais um “Chamado”? A pergunta se converteu em desinteresse e o terror “O Chamado 3” (que, além de desnecessário, se mostrou incapaz de assustar) foi um grande fracasso, arrecadando metade do rendimento do segundo filme e um terço do primeiro, mundialmente. Como se não bastasse, ele também teve uma das piores notas do ano no agregador de críticas Rotten Tomatoes.
Orçamento: US$ 25 mi
Bilheteria EUA: US$ 27 mi
Bilheteria total: US$ 83 mi
Rotten Tomatoes: 7%
A Cura
O fracasso do longa de Gore Verbinski é quase uma injustiça, mas tem seus motivos. O filme – uma espécie de ficção científica com elementos de terror e suspense – tem uma boa história e uma atuação boa de Dane DeHaan, mas é mal resolvido e excessivamente longo, cansando até o mais paciente dos espectadores. O resultado é que o filme trouxe um prejuízo de (pelo menos) US$ 14 milhões para os bolsos da Fox, que só não foi maior porque o orçamento era modesto.
Orçamento: US$ 40 mi
Bilheteria EUA: US$ 8 mi
Bilheteria total: US$ 26 mi
Rotten Tomatoes: 41%
Aliados
Marion Cotillard não tem atraído muita sorte para os estúdios americanos em 2017... Em “Aliados”, ela interpreta uma espiã francesa que pode ou não estar trabalhando para o lado oposto da guerra sem que seu marido (Brad Pitt), também aliado, saiba. O filme custou US$ 85 milhões e arrecadou menos da metade disso nos Estados Unidos.
Orçamento: US$ 85 mi
Bilheteria EUA: US$ 40 mi
Bilheteria total: US$ 119 mi
Rotten Tomatoes: 59%
A Lei da Noite
Dirigido por Ben Affleck, o drama de gângster foi um maiores fracassos de bilheteria de 2017. Estrelado pelo próprio diretor, “A Lei da Noite” custou US$ 65 milhões, segundo o site BoxOfficeMojo, mas só conseguiu trazer de volta um terço disso, no mundo todo.
Orçamento: US$ 65 mi
Bilheteria EUA: US$ 10 mi
Bilheteria total: US$ 22 mi
Rotten Tomatoes: 35%
Silêncio
Nem mesmo Martin Scorsese conseguiu convencer o público de que seu projeto dos sonhos valia o preço do ingresso. “Silêncio”, adaptação de um romance japonês, conta a história de dois padres jesuítas portugueses que viajam ao Japão para descobrir o que aconteceu com seu mentor, e encontram um país em guerra contra a religião católica. Apesar do fracasso de bilheteria, a crítica apoiou o cineasta, talvez por força do hábito.
Orçamento: US$ 40 mi
Bilheteria EUA: US$ 7 mi
Bilheteria total: US$ 23 mi
Rotten Tomatoes: 84%
A Vigilante do Amanhã: Ghost in the shell
Adaptações de animes para o público ocidental são uma aposta arriscada para os estúdios de Hollywood. Afinal, os filmes japoneses tendem a trabalhar questões existencialistas e filosóficas em diálogos, em detrimento da ação, e isso vai contra as fórmulas do cinema americano. A tentativa de adaptar a cultuada ficção científica “O Fantasma do Amanhã”, com Scarlett Johansson no papel principal e uma atenção especial aos efeitos visuais, acabou caindo nessa armadilha e decepcionando público, crítica e estúdio.
Orçamento: US$ 110 mi
Bilheteria EUA: US$ 40 mi
Bilheteria total: US$ 169 mi
Rotten Tomatoes: 45%
Rei Arthur - A lenda da espada
Quem também não conseguiu trazer de volta o valor investido foi a versão de Guy Ritchie para a lenda do Rei Arthur. Estrelado pelo ainda não tão conhecido Charlie Hunnam, o filme se atrapalhou entre o realismo e a fantasia e acabou não agradando.
Orçamento: US$ 175 mi
Bilheteria EUA: US$ 38 mi
Bilheteria total: US$ 140 mi
Rotten Tomatoes: 29%
A múmia
Apesar de ter somado uma bilheteria razoável (que poderia ter sido mais significativa caso o orçamento não fosse tão alto), “A Múmia” tinha a responsabilidade de lançar uma nova franquia nos cinemas e, nisso, fracassou. O filme deveria empolgar o público para o novo “universo cinematográfico” da Universal, que reunirá os principais monstros da marca, mas, ao invés de apostar no lado sombrio dos personagens, transformou-os em heróis genéricos de ação e acabou perdendo o interesse dos fãs.
Orçamento: US$ 125 mi
Bilheteria EUA: US$ 79 mi
Bilheteria total: US$ 392 mi
Rotten Tomatoes: 16%
O círculo
A expectativa era grande para o novo filme de Emma Watson – que, no início do ano, garantira à Disney uma das suas maiores bilheterias com o live-action de “A Bela e A Fera”. O resultado, porém, foi descrito por muitos espectadores como “fraco”, “ingênuo”, ou, simplesmente, “ruim de doer”. Para quem se interessou pela história, mas não gostou do desenvolvimento, a boa notícia é que o livro, disponível em português, é muito melhor.
Orçamento: US$ 18 mi
Bilheteria EUA: US$ 20 mi
Bilheteria total: US$ 34 mi
Rotten Tomatoes: 16%
Valerian e a cidade dos mil planetas
O novo longa do diretor francês Luc Besson prometia ser uma versão mais atual do psicodélico sucesso “O Quinto Elemento”, com mais ação, mais efeitos especiais e um universo muito mais ambicioso, podendo até inaugurar uma nova franquia. Porém, o filme sentiu a falta de um protagonista mais carismático e a história se perdeu em meio a tantos detalhes interessantes e nenhum foco para amarrá-los.
Orçamento: US$ 177 mi
Bilheteria EUA: US$ 40 mi
Bilheteria total: US$ 225 mi
Rotten Tomatoes: 49%
A torre negra
Adaptações de obras de Stephen King podem estar em alta, mas nem todas acertaram no alvo. Passando longe do tom sinistro que marca outros sucessos do autor e mirando um público infanto-juvenil, “A Torre Negra” tentou condensar em apenas um filme o que King levou 33 anos e oito livros para escrever e, mesmo com Idris Elba e Matthew McConaughey no elenco, fracassou.
Orçamento: US$ 60 mi
Bilheteria EUA: US$ 51 mi
Bilheteria total: US$ 112 mi
Rotten Tomatoes: 16%
Tempestade – Planeta em Fúria
Filmes-catástrofe não costumam carregar grandes expectativas em si, mas “Tempestade – Planeta em Fúria”, ainda assim, era uma das apostas altas da Warner para 2017. O longa com Gerald Butler sugou US$ 120 milhões dos cofres do estúdio, só para perder para a comédia “Boo 2! A Madea Halloween” – um filme com um quinto do seu orçamento – no fim de semana de estreia.
Orçamento: US$ 120 mi
Bilheteria EUA: US$ 29 mi
Bilheteria total: US$ 183 mi
Rotten Tomatoes: 15%
Boneco de Neve
O suspense com Michael Fassbender só estreia no Brasil no final de novembro, mas já vem fazendo feio nas bilheterias mundiais. Adaptação do romance de Jo Nesbø, o filme estreou em oitavo lugar nos EUA e arrecadou apenas US$ 6,5 milhões em três semanas, depois de amargar a nota de 8% da crítica americana.
Orçamento: US$ 35 mi
Bilheteria EUA: US$ 6,5 mi
Bilheteria total: US$ 35 mi
Rotten Tomatoes: 8%
Por Juliana Varella
Atualizado em 21 Nov 2017.