Ainda falta algum tempo para o Oscar 2019, mas desde o começo do ano alguns filmes têm conquistado o olhar dos apaixonados por cinema, como o "Pantera Negra", lançado em janeiro deste ano. Do outro lado, produções mais recentes ganham notoriedade e vão trilhando um caminho de sucesso, como "Nasce Uma Estrela", premiado no Festival de Veneza e no Festival de Toronto.
Com data prevista para 24 de fevereiro, muitos títulos serão lançados até lá e, embora alguns já estejam com o pé na cerimônia, ainda não temos nada definido. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista 16 longas que queremos ver no Oscar 2019 (e para assistir o quanto antes); Confira abaixo:
O Retorno de Mary Poppins
Mary Poppins está de volta para ajudar a próxima geração da família Banks a encontrar a alegria e a magia que estão faltando em suas vidas após passarem por uma perda pessoal.
Jogador nº1
Num futuro distópico, situado em 2044, Wade Watts, como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. No jogo, seus usuários devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico, baseado na cultura do final do século XX, para conquistar um prêmio de valor inestimável. Para vencê-lo, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir.
Nasce Uma Estrela
Remake do clássico de 1937, o filme acompanha Jackson Maine, um músico country que se encontra com uma desconhecida e talentosa cantora chamada Ally. À medida em que a carreira de Ally entra em uma montanha-russa, Jack luta para aceitar que seus melhores dias já passaram, colocando um limite no crescente romance entre os dois personagens.
Bohemian Rhapsody
Bohemian Rhapsody é uma celebração exuberante do Queen, sua música e seu extraordinário cantor principal Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e quebrou convenções para se tornar um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o sucesso meteórico da banda através de suas canções icônicas e som revolucionário, a quase implosão quando o estilo de vida de Mercury sai do controle e o reencontro triunfal na véspera do Live Aid, onde Mercury, agora enfrentando uma doença fatal, comanda a banda em uma das maiores apresentações da história do rock. Durante esse processo, foi consolidado o legado da banda que sempre foi mais como uma família, e que continua a inspirar desajustados, sonhadores e amantes de música até os dias de hoje.
O Primeiro Homem
Uma fascinante história sobre a missão da NASA de levar o primeiro homem – Neil Armstrong – até a lua, durante o período de 1961-1969. Baseado no livro de Jame R. Hansen, o longa é uma produção visceral em primeira pessoa que explora os sacrifícios e os custos – de um homem e de uma nação – a fim de concretizar a missão mais perigosa da história.
Ilha dos Cachorros
Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do corrupto prefeito Kobayashi. O político aprova uma nova lei que proíbe os cachorros de morarem no local, fazendo com que todos os animais sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do cachorro Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jato em miniatura em parte em busca de seu fiel amigo. A aventura épica vai transformar completamente a vida da cidade.
A Favorita
Início do século XVIII. A Inglaterra está em guerra com os franceses. No entanto, corridas de pato e degustação de abacaxi estão prosperando. Uma frágil rainha Anne (Olivia Colman) ocupa o trono e sua amiga Lady Sarah (Rachel Weisz) governa o país em seu lugar enquanto cuida da saúde precária de Anne e seu humor impiedoso. Quando uma nova serva Abigail (Emma Stone) chega, seu charme a leva a Sarah. Sarah leva Abigail sob sua asa e serva vê uma chance de retornar às suas raízes aristocráticas. Como a política de guerra passa a ocupar muito tempo de Sarah, Abigail entra na brecha para preencher o espaço como companheira da rainha. Sua crescente amizade dá a ela uma chance de cumprir suas ambições e ela não deixa mulher, homem, política ou coelho ficar em seu caminho.
Pantera Negra
Depois de ser educado nas melhores escolas europeias e dos EUA, T Challa volta para assumir a liderança da nação africana Wakanda. Sob sua orientação, o pequeno país torna-se uma das nações mais ricas e avançadas de todo o planeta. Durante uma cerimônia de iniciação de seu povo, o Pantera Negra ingeriu uma erva mística - reservada aos reis, que lhe conferiu poderes sobre-humanos, tais como sentidos aguçados, força, velocidade e resistência acima dos níveis normais. É um exímio ginasta e acrobata, além de conhecer artes marciais africanas e ser um excelente rastreado.
Infiltrado na Klan
No início dos anos 1970, em um tempo de grande agitação social e luta por direitos civis, Ron Stallworth torna-se o primeiro detetive afro-americano na Policia de Colorado Springs. Sua chegada, no entanto, é recebida com ceticismo e hostilidade pelo próprio departamento. Destemido, Stallworth decide fazer a diferença por si mesmo e corajosamente se inclui em uma missão perigosa: se infiltrar na Ku Kux Klan.
Roma
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2018, este filme do cineasta premiado com o Oscar Alfonso Cuarón retrata um ano tumultuado na vida de uma família de classe média da Cidade do México no início dos anos 70.
As Viúvas
Um assalto frustrado faz com que Harry Rawlins (Liam Neeson) e sua gangue sejam mortos pela polícia e o dinheiro que roubaram seja destruído pelas chamas. Isto faz com que a viúva de Harry, Veronica (Viola Davis), seja cobrada para que a quantia roubada seja devolvida. Pressionada, ela encontra um caderno de anotações de Harry que prevê em detalhes aquele que seria seu próximo golpe. Veronica então decide realizar o roubo, tendo a ajuda das demais viúvas dos mortos no assalto frustrado.
Querido Menino
David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. O filho mais velho, Nic Sheff (Timothée Chalamet), é viciado em metanfetamina e abala completamente a rotina da família e daquele lar. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.
Green Book - O Guia
1962. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.
Vice
A história de Dick Cheney (Christian Bale), o vice-presidente mais poderoso da história, e como suas políticas mudaram o mundo.
Se a Rua Beale Falasse
Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.
A Esposa
Enquanto viaja para Estocolmo com o marido, que receberá o Prêmio Nobel de Literatura, Joan ( Glen Close ) questiona suas escolhas de vida. Durante os 40 anos de casamento, sacrificou seu talento, sonhos e ambições, para apoiar o carismático Joe ( Jonathan Pryce ) e sua carreira literária. Assediada por um jornalista ( Christian Slater ) ávido por escrever uma escandalosa biografia de Joe, agora Joan enfrentará o maior sacrifício de sua vida e alguns segredos há muito enterrados finalmente virão à tona.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 3 Dez 2018.