Os festivais de música (os que realmente aconteceram e outros fictícios) foram pano de fundo para que diretores pudessem criar filmes incríveis. Entre eles, é impossível não lembrar de "Aconteceu em Woodstock", que fala sobre um dos maiores e mais relevantes festivais do mundo, que ampliou as questões sobre a contracultura do final de 1960 e início dos anos 70.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 5 filmes que você precisa assistir sobre o assunto. Confira:
Paraísos Artificiais
Paraísos Artificiais conta a história de amor de Nando e Érika, dois jovens de seus 20 e poucos anos, que se encontram e desencontram através do tempo. Tendo como pano de fundo o universo das mega raves e das festas de música eletrônica, o longa-metragem retrata o amadurecimento de seus protagonistas a partir de suas experiências com família e amigos.
Aconteceu em Woodstock
Em 1969, o jovem Elliot Tiber (Demetri Martin) abandona sua carreira em Nova York para ajudar os pais a administrar o pequeno hotel da família no interior, que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ao ouvir boatos de que um festival de música hippie teve sua licença cassada numa cidade vizinha, Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores, para salvar os negócios da família. Três semanas depois, meio milhão de pessoas aparecem para uma celebração que definiria os rumos de uma geração e influenciaria a cultura popular de forma definitiva.
Woodstock - 3 Dias de Paz, Amor e Música
Documentário sobre os três dias do Festival de Woodstock, em agosto de 1969, que reuniu meio milhão de pessoas. Marco histórico do rock como fenômeno musical e social e momento de celebração da juventude da década de 1960, o evento contou com apresentações antológicas de Jimmy Hendrix, The Woo, Janis Joplin, Santana, Joe Cocker, entre outros.
Uma Noite em 67
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.
XOXO - A Vida é Uma Festa
Seis estranhos tem as suas vidas mudadas quando colidem em um sonho frenético ao perseguir, irremediavelmente, uma noite romântica.
Atualizado em 3 Jul 2019.