O inverno chegou com tudo e está pedindo uma boa taça de vinho. Para harmonizar, recomendamos um filme mais encorpado, com notas de cinema noir, aroma de femme fatale e um toque de melancolia.
Confira 20 filmes que vão (muito) bem com uma taça de vinho:
Animais Noturnos
Susan (Amy Adams) realizou seu sonho: ela é dona de uma galeria de arte, rica e cercada por glamour. Ela, porém, vive num casamento fracassado e mal se lembra de que sua vida e seus valores nem sempre foram assim. Um dia, ela recebe o manuscrito do novo livro de seu ex-marido que traz todas essas memórias à tona: é uma história violenta e trágica dedicada especialmente a ela.
Amantes Eternos
Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton) são um casal de vampiros cujo relacionamento atravessou séculos. Nos dias de hoje, eles vivem separados, mas decidem se encontrar novamente porque Adam está num fase melancólica. Os dois sempre sobreviveram mantendo-se invisíveis aos humanos comuns, mas a chegada da incontrolável irmã mais nova de Eve, Ava (Mia Wasikowska), transformará sua tranquilidade em caos.
Blue Jasmine
Cate Blanchett interpreta Jasmine, uma socialite nova-iorquina que vivia sustentada pelo marido e, agora que ele a trocou por outra mulher, se vê perdida. Ela, então, busca a ajuda da irmã, que vive num bairro menos nobre e com uma vida muito mais comum, mas o choque de realidades a deixa à beira da loucura.
A Bruxa
Depois de ser expulsa de uma comunidade cristã, uma família extremamente religiosa se muda para uma propriedade cercada por uma floresta. Lá, um bebê desaparece e outros eventos estranhos começam a acontecer, levantando suspeitas de bruxaria sobre a filha mais velha do casal.
Carol
Therese Belivet trabalha numa loja de departamentos na Nova York dos anos 50. Um dia, uma mulher mais velha e bem mais rica aparece procurando um brinquedo, e a deixa hipnotizada. As duas iniciam um relacionamento em segredo, colocando em risco o divórcio e a guarda da filha de uma delas.
O Grande Hotel Budapeste
Entre a primeira e a segunda Guerra Mundial, o jovem Zero Moustafa se aproxima do concierge Gustave H. no imponente Grande Hotel Budapeste e os dois dividem segredos e aventuras, incluindo o roubo de um famoso quadro renascentista.
Casablanca
“Nós sempre teremos Paris” – ou, pelo menos, era o que Rick pensava. Quando Ilsa Lund entra pelas portas do bar Casablanca, acompanhada pelo fugitivo de guerra Victor Laszlo, lembranças voltam à tona e um romance não-resolvido se faz sentir novamente.
007 - Cassino Royale
No filme que introduziu Daniel Craig como James Bond, o agente secreto precisa enfrentar o banqueiro Le Chiffre numa perigosa partida de pôquer em Montenegro.
Closer – Perto Demais
Dois casais formados por pessoas em crise têm seus relacionamentos testados quando o homem de um se apaixona pela mulher do outro.
Cidade dos Sonhos
Pode ser que, depois de “Cidade dos Sonhos”, você precise de algo mais forte do que uma taça de vinho, pois o suspense de David Lynch é um verdadeiro quebra-cabeças indecifrável. O filme, a princípio, acompanha uma mulher que sofre um acidente, perde a memória e vai buscar refúgio na casa de uma aspirante a atriz.
Crepúsculo dos Deuses
Após estacionar por engano na mansão de uma ex-estrela de Hollywood, um roteirista é contratado para escrever um filme que será seu grande retorno, mas que também poderá ser a sua desgraça.
Elle
Elle (Isabelle Huppert) é uma empresária bem sucedida, que trabalha no mercado de video-games. Um dia, ela é estuprada por um homem mascarado dentro de sua casa e, ao invés de recorrer à polícia, decide caçar o agressor e se vingar à sua maneira.
Disque M Para Matar
Nada combina melhor com um vinho tinto do que um bom Hitchcock. Em “Disque M Para Matar”, um ex-jogador de tênis planeja o assassinato da própria esposa, mas precisa improvisar quando as coisas não saem como o esperado.
Chinatown
Jack Nicholson interpreta um detetive particular contratado para flagrar uma suspeita de adultério. Durante a investigação, porém, outros fatos vão se revelando e ele se vê no meio de uma intriga muito maior do que poderia imaginar.
Garota Exemplar
Baseado no livro de Gillian Flynn, que também assina o roteiro, “Garota Exemplar” é a história de uma mulher que desaparece, deixando o marido como principal suspeito.
Millenium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Adaptação do primeiro livro da série “Millenium”, de Stieg Larsson, “Os Homens Que Não Amavam As Mulheres” acompanha a investigação do jornalista Michael Blomkvist sobre o desaparecimento de uma mulher, com a ajuda da hacker Lisbeth Salander.
O Silêncio dos Inocentes
Amante de um bom Chianti, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) é um assassino preso por matar e comer suas vítimas humanas. Quando uma jovem policial (Jodie Foster) é encarregada de um caso cheio de mistérios, ela recorre à ajuda de Lecter para compreender o criminoso.
Moulin Rouge: Amor em Vermelho
No contexto dos cabarés franceses, um poeta se apaixona pela estrela de um espetáculo musical, que está sendo cortejada por um poderoso e possessivo duque.
Meia-Noite em Paris
Um escritor em crise viaja com sua noiva para Paris, onde se decepciona com a falta de nostalgia artística dela. Sozinho à noite, ele vaga pelas ruas até ser abordado por uma carruagem que o leva de volta aos anos 20, onde conhece Ernest Hemingway em pessoa, além de Zelda e F. Scott Fitzferald, Gertrude Stein, Picasso e outras mentes brilhantes da primeira metade do século.
O Grande Gatsby
Na versão de Baz Luhrmann para o clássico de F. Scott Fitzgerald, Tobey Maguire é Nick, um homem que é atraído pela riqueza e exuberância da vida de seu vizinho, Gatsby (Leonardo DiCaprio).
Por Juliana Varella
Atualizado em 8 Mai 2019.