Nós sabemos que a maior parte dos filmes que chegam aos cinemas são dominados por protagonistas que não fogem muito de um padrão: são homens, ricos, brancos e jovens – muito jovens. Mas, se olharmos bem, há uma boa safra de filmes que retratam personagens mais velhos com propriedade, seja em histórias de humor, drama, romance ou até ação.
Conheça 10 filmes sobre a terceira idade que você deveria ver em qualquer fase da vida:
Um Senhor Estagiário (2015)
Robert DeNiro interpreta um estagiário de 70 anos numa start-up de e-commerce. Parece estranho? É que seu personagem, Ben Whitaker, é viúvo e aposentado e se cansou de experimentar todo o tipo de curso e atividade disponíveis exclusivamente para a terceira idade. Na empresa, ele assume um papel paternal para seus novos colegas e ajuda a jovem empresária Jules (Anne Hathaway) a encontrar o equilíbrio e a confiança necessários para comandar um negócio.
O Amor é Estranho (2014)
Depois de 40 anos de relacionamento, Ben (John Lithgow) e George (Alfred Molina) decidem se casar. Logo depois da festa, porém, George é demitido de seu emprego e os dois são obrigados a viverem em casas de amigos, com suas famílias mais jovens, até conseguirem juntar dinheiro para pagar um apartamento.
Amor (2012)
Georges (Jean-Louis Trintignant e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal octagenário e apaixonado, ambos professores aposentados de música. Quando Anne sofre um derrame, a relação e a vida dos dois inicia uma queda vertiginosa.
O Exótico Hotel Marigold (2011)
Quando um hotel aparentemente luxuoso é inaugurado numa cidade indiana, diversos aposentados ingleses viajam para iniciar uma nova vida ali, seduzidos pela promessa de tranquilidade e pela energia de seu novo anfitrião, Sonny (Dev Patel). Aos poucos, a simplicidade que encontram vai sendo compensada pelo aconchego do local e pela cumplicidade que seus habitantes desenvolvem.
Red: Aposentados e Perigosos (2010)
Bruce Willis interpreta um ex-agente secreto que, após sofrer uma ameaça, reúne seus antigos companheiros, todos aposentados, para uma nova missão. Para relembrar os velhos tempos.
Poesia (2010)
A doce Mija (Jeong-hie Yun) é uma avó dedicada, que toma conta do neto praticamente sozinha e decide ingressar num curso de poesia para exercitar sua memória, cada vez mais debilitada, e refletir sobre a vida. Quando Mija descobre um fato terrível envolvendo o neto, ela encontra busca na poesia para tomar as decisões certas.
Up - Altas Aventuras (2009)
O viúvo Carl Fredricksen é o único morador de seu bairro que ainda não aceitou fechar um acordo com a construtora, que quer construir prédios na região. Um dia, surpreendendo a todos, o idoso ergue sua casa com balões e parte numa longa viagem, acompanhado pelo cão e por um escoteiro que, acidentalmente, estava em sua varanda no momento da decolagem.
Antes de Partir (2007)
Edward (Jack Nicholson) e Carter (Morgan Freeman) se conhecem dentro do hospital, ambos tratando de estágios avançados de câncer. Ao contrário de se deprimirem com a situação, os dois decidem escrever listas de “coisas a fazer antes de morrer” e, juntos, tentam ajudar um ao outro a realizarem seus sonhos.
Alguém Tem Que Ceder (2003)
Jack Nicholson vive um solteirão que gosta de se envolver com mulheres muito mais jovens. Durante uma viagem com sua atual namorada, porém, ele conhece a mãe dela e se apaixona pela primeira vez, mesmo que a contra-gosto, por uma mulher da mesma idade que ele.
Ensina-me a Viver (1971)
Como uma menção honrosa, não poderia faltar o clássico “Ensina-me a Viver”, de 1971. O filme mostra a relação entre um adolescente, depressivo e autodestrutivo, e uma septuagenária apaixonada pela vida, que o ensina a importância de se divertir, amar e aproveitar cada dia.
Por Juliana Varella
Atualizado em 24 Set 2015.