O filme "O Relatório" estreou na Amazon Prime Vídeo recentemente e desde então vem movimentando as redes sociais e a crítica. Com um roteiro pesado, intenso e com bom ritmo, o longa tem Adam Driver como protagonista e aborda a investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, criado após os atentados de 11 de setembro.
Baseado em fatos reais, o longa é instigante e merece sua atenção. Assim, o Guia da Semana lista os motivos pelos quais você deveria assistir ao filme. Confira:
Enredo
Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a CIA passou a adotar a tortura para obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, sob a justificativa de evitar a todo custo que outro ataque acontecesse. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), o agente Daniel J. Jones (Adam Driver) inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, sem saber se as descobertas por ele feitas seriam expostas ao público.
Adam Driver
Adam Driver está em alta e tem arrasado em suas últimas atuações. Em seus mais recentes trabalhos, o ator deu vida a personagens icônicos, como nos títulos "História de Um Casamento", "Infiltrado na Klan", "Paterson", "Star Wars" e, é claro, em "O Relatório"; onde vive o idealista Daniel J. Jones.
Baseado em fatos reais e ligação com outros filmes
Os atentados de 11 de setembro não marcaram apenas a história dos Estados Unidos, mas o mundo todo. No entanto, o filme "O Relatório" lança um olhar crítico e extremamente alarmante a respeito do Programa de Detenção e Interrogatório da CIA, criado após o ato terrorista. Assim, o título nos coloca nos bastidores das investigações e dialoga diretamente com outras produções, como “Vice” e “A Hora Mais Escura”.
Atualizado em 17 Jan 2020.