Roma é um filme mexicano original da Netflix lançado no Brasil em 14 de dezembro de 2018. A trama acompanha Cleo, uma mulher que trabalha como empregada doméstica para uma família de classe média no bairro chamado Roma, no México. A história, criada por Alfonso Cuarón, teve inspiração na própria infância do autor e constrói um emocionante retrato da vida na capital mexicana da década de 1970.
Confira o trailer:
A produção foi indicada a nada menos do que 10 Oscars, incluindo o de 'Melhor Filme', mas caso você ainda não esteja convencido(a) de que vale a pena assistir à produção, o Guia da Semana listou 5 motivos para você ver Roma. Confira:
Alfonso Cuarón
Alfonso Cuarón foi o primeiro mexicano a ganhar a categoria de melhor diretor no Oscar. A estatueta foi dada a ele pelo seu trabalho no filme Gravidade, de 2013, junto ao prêmio de melhor edição. Cuarón não é apenas o diretor de Roma, mas também o roteirista, o produtor e editor. Isso já deveria ser o suficiente para dar uma chance, mas só por curiosidade, ele também dirigiu Harry Potter e o Prisioneiro de Azakaban.
Yalitzia Aparicio
De origem pobre, Yalitzia Aparicio, que interpreta Cleo, nasceu no interior de Oaxaca, no sul do México, onde não muito tempo atrás dava aulas para crianças da pré-escola. Seu papel em Roma, pelo qual está agora concorrendo ao Oscar e que sequer esperava conseguir, foi o seu primeiro trabalho como atriz -- excepcional, diga-se de passagem.
A imagem
Gravado em preto e branco, Roma traz imagens completamente diferentes do que estamos acostumados hoje em dia. A atenção de Cuarón para os detalhes do figurino e dos cenários e as longas cenas em plano-sequência garantem imagens lindas e emocionantes. Um ótimo exemplo — sem detalhes para não estragar a surpresa — é uma cena inteira que se passa no mar e consegue acelerar o coração do espectador. Não à toa, a Netflix também exibiu o longa em salas de cinema, pois uma obra de arte dessas também merece ser assistida nas telonas.
Os temas
Em pouco mais de duas horas, o filme consegue tocar temas dos mais variados e de extrema importância. A trama, centrada em uma empregada doméstica indígena que trabalha para uma família branca, explora, mais a fundo, a questão de raça e classe no México, mas consegue ainda chamar atenção para o machismo, momentos polêmicos da história do país, pobreza e padrões de beleza.
O filme fez história
Caso nenhum dos motivos acima tenha sido suficiente, saiba que o longa já fez muita história. Começando pelo fato de que foi o primeiro filme de um serviço de streaming a ser indicado para um Oscar de 'Melhor Filme'. Em segundo, recebeu 10 indicações e foi a primeira obra em espanhol a ser indicada ao prêmio de 'Melhor Filme'. Em terceiro, é a primeira vez que uma mexicana indígena é indicada ao Oscar, e a primeira em 17 anos que uma mexicana é indicada ao prêmio de 'Melhor Atriz'. Ainda, é a primeira vez que alguém é indicado tanto para o prêmio de 'Melhor Direção', quanto o de 'Melhor Roteiro'. E esses são apenas alguns dos recordes.
Você não vai querer deixar de ver um filme que fez tanta história, vai?
Atualizado em 24 Jan 2019.