Quando se trata de remakes em Hollywood, tudo é possível. E quando eu digo tudo, é tudo mesmo – nem Hitchcock escapa da vontade dos estúdios de trazerem vida nova (e dinheiro novo) a velhos produtos! Alguns filmes, é claro, podem trazer novas visões surpreendentes sobre antigas histórias, mas não dá para negar um certo arrepio ao ver nomes como “Nosferatu” ou “A Mosca” nesta lista.
Conheça 26 remakes ou reboots que podem chegar aos cinemas nos próximos anos e prepare seu coração:
O Corvo
Elenco: Jason Momoa
Direção: Corin Hardy (“A Maldição da Floresta”)
O clássico gótico com Brandon Lee, marcado pela morte acidental do ator durante as filmagens nos anos 90, vai ganhar um remake com Jason Momoa no papel principal. O filme original conta a história de um guitarrista que é trazido de volta à vida por um corvo, um ano após o seu assassinato e o de sua esposa, para realizar sua vingança.
Splash - Uma Sereia em Minha Vida
Elenco: Channing Tatum e Jillian Bell
Yep. O clássico da Sessão da Tarde ganhará uma nova versão num futuro próximo, mas esta provavelmente será muito mais cômica do que a de 1984. Channing Tatum e Jilliam Bell estão escalados para os papéis que foram de Tom Hanks e Daryl Hannah, mas eles serão trocados: Tatum será a sereia – ou, no caso, o “sereio”.
Mary Poppins Returns
Elenco: Emily Blunt, Meryl Streep, Colin Firth
Direção: Rob Marshall
Lançamento: dezembro 2018
Esta você provavelmente já sabe, mas ainda é difícil acreditar que “Mary Poppins” está ganhando um reboot. O filme se passará algumas décadas após o original e trará as antigas crianças adultas e com filhos, sendo visitadas novamente pela famosa governanta. Apesar de ser oficialmente uma sequência, o fato de a obra ser resgatada tantos anos depois com novos atores (com participação especial de Dick Van Dyke), para uma nova audiência, faz com que ela entre nesta lista.
Um Lobisomen Americano em Londres
Direção: Max Landis
Roteiro: Max e John Landis (diretor do original, pai de Max)
Mais de 35 anos após o lançamento de “Um Lobisomem Americano em Londres”, escrito e dirigido por John Landis, o horror cult ganhará um remake comandado por seu filho, Max Landis. Max assina sozinho a direção e escreve o roteiro junto com o pai. Ainda não há informações sobre elenco ou trama.
Jumanji: Welcome to the jungle
Elenco: Dwayne Johnson, Karen Gillan, Kevin Hart, Jack Black
Direção: Jake Kasdan
Lançamento: dezembro de 2017
Outro reboot difícil de acreditar é o da aventura “Jumanji”, que alimentou por anos os pesadelos infantis em relação a jogos de tabuleiros. O novo filme terá uma proposta totalmente diferente do original, sendo ambientado 20 anos depois, mas trazendo o temível Jumanji como um jogo de video-game.
Loucademia de polícia
Produção: Jordan Peele
Pouco se sabe sobre o remake da comédia “Loucademia de Polícia”, de 1984, mas o fato é que a Warner está investindo no projeto e Jordan Peele (“Corra!”) é um dos produtores. O filme original acompanha um grupo de recrutas incompetentes que entram para a Academia de Polícia com o sonho de se tornarem grandes agentes.
Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica
Elenco: Keanu Reeves, Alex Winter
Direção: Dean Parisot
Alguém se lembra desta comédia surreal com Keanu Reeves, lançada em 1989? Aparentemente, Hollywood se lembra e uma nova aventura com a dupla – que será revivida por Reeves e Alex Winter – está a caminho, sob direção de Dean Parisot (“RED 2: Aposentados e ainda mais perigosos”).
Os Pássaros
Direção: Diederik Van Rooijen
Produção: Michael Bay
“Blasfêmia” talvez seja a melhor palavra para descrever o projeto que anda circulando há anos de refazer o clássico de Alfred Hitchcock. Por enquanto, o que se tem ligado a ele é o diretor holandês Diederik Van Rooijen e Michael Bay, como produtor.
Amnesia
Produção: AMBI
Ainda não há nada escrito em pedra no que diz respeito ao remake de “Amnesia”, de Christopher Nolan (que, convenhamos, nem é tão antigo assim). O que se sabe é que a produtora AMBI comprou os direitos deste e de vários outros filmes (incluindo “Donnie Darko”) para possíveis revisões, e que “Amnesia” estaria no topo da lista de prioridades.
Aventureiros do Bairro Proibido
Elenco: Dwayne Johnson
Por mais difícil que seja imaginar um filme como “Aventureiros do Bairro Proibido” fazendo grande sucesso nos dias de hoje, alguém decidiu que seria uma boa ideia trazê-lo de volta aos cinemas. A Fox está produzindo o remake e Dwayne Johnson pode protagonizar.
A Bolha Assassina
Elenco: Samuel L. Jackson
Direção: Simon West (“Os Mercenários 2”)
Já que estamos nostálgicos, por que não trazer de volta um filme sobre uma gosma cor-de-rosa que mata pessoas ao se expandir como uma bolha? “A Bolha Assassina” já teve versões nos anos 50 e 80 e, desta vez, está sendo refeita com Simon West na direção e Samuel L. Jackson no elenco. O que esperar?
As Panteras
Direção: Elizabeth Banks
Roteiro: David Auburn (“A Casa no Lago”)
Pouco se sabe ainda sobre a nova versão das Panteras (que foram sucesso nos anos 70 e voltaram à moda nos anos 2000 com o trio formado por Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu), mas o fato de Elizabeth Banks estar na direção é um alívio. A atriz e diretora esteve à frente da comédia “A Escolha Perfeita 2” e tende a priorizar papéis femininos fortes.
Jovens Bruxas
Roteiro: Leigh Janiak
Quem também vai ganhar uma nova chance, 20 anos depois, é a fantasia teen “Jovens Bruxas”, de 1996. O filme está sendo pensado como uma sequência e mostrará novas meninas entrando em contato com a magia, anos depois. A roteirista é Leigh Janiak, do suspense “Honeymoon”.
Viagem Fantástica
Direção: Shawn Levy
Produção: James Cameron e Jon Landau
Vocês se lembram desta ficção científica dos anos 60 sobre um grupo de cientistas que encolhe e embarca dentro da corrente sanguínea de um colega para salvá-lo? Pois acreditem: “Viagem Fantástica” também está na fila para ganhar um remake, e, segundo rumores, ele será dirigido por Shawn Levy (“Os Estagiários”) e produzido por James Cameron e Jon Landau.
A Mosca
Direção e roteiro: J.D. Dillard
Certos filmes jamais deveriam ser tocados, mas, ainda assim, há sempre alguém disposto a fazê-lo. No caso, a Fox está planejando um remake de “A Mosca”, clássico de David Cronenberg que já era o remake de um filme dos anos 50. J.D. Dillard, que chamou a atenção em Sundance com o filme “Sleight”, está encarregado da direção e do roteiro.
Highlander
Direção: Chad Stahelski
Talvez este seja, enfim, um remake promissor. A franquia original, afinal, sofreu bastante com o tempo e poderia se beneficiar de uma nova visão. Quem comanda o remake é Chad Stahelski (“De Volta Ao Jogo” e “John Wick: Um Novo Dia Para Matar”), que já declarou em entrevistas que pretende buscar a “mitologia” da série ao invés de recontar as mesmas histórias, e disse que já pensa numa trilogia. Ele também declarou que tentará buscar a “essência” da música do Queen, que embalou o filme de 1986, para não perder esse elemento épico tão importante.
Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado
Roteiro: Mike Flanagan (“O Sono da Morte”, “O Espelho”)
Será mesmo necessário retornar à franquia de terror adolescente dos anos 90? Talvez não, mas Mike Flanagan (“O Espelho”) está encarregado de tentar e o resultado, poderemos ver nos cinemas em breve.
Mestres do Universo
Direção: McG (“Guerra é Guerra!”, “O Exterminador do Futuro: A Salvação”, “3 Dias Para Matar”)
A frase do dia é: “Por que não?”. E por que não refazer o divertidíssimo filme do He-Man dos anos 80 nestes exageradamente sérios anos 2010? “Mestres do Universo” ganhará uma nova versão sim e pode ainda não ter encontrado seu herói, mas já tem seu diretor: McG (o nome é esse mesmo).
Mortal Kombat
Elenco: Christopher Lambert
Direção: Simon McQuoid
Produção: James Wan
O ator Christopher Lambert parece tão ansioso para voltar a interpretar Hayden no remake de “Mortal Kombat” que até deixou escapar a informação antes da hora (e teve vários detalhes negados depois por outras pessoas ligadas ao projeto). O fato é que o filme irá acontecer e deverá ser dirigido por Simon McQuoid (mais conhecido por comerciais) e produzido por James Wan.
Nosferatu
Direção: Robert Eggers (“A Bruxa”)
Segurem esta: Robert Eggers, diretor e roteirista do horror cult “A Bruxa”, irá dirigir o remake de “Nosferatu”. O filme de 1922 de F.W.Murnau foi uma adaptação não-autorizada do romance “Drácula”, de Bram Stoker, mas acabou se tornando uma obra com uma identidade própria, diferente de todas as outras adaptações que se seguiram. Nos anos 70, Werner Herzog também se arriscou num remake, que acabou sendo aclamado pela crítica.
O Cemitério Maldito
Direção: Juan Carlos Fresnadillo
Roteiro: Fresnadillo e Jeff Buhler
Sim: uma nova adaptação do livro de Stephen King está a caminho e terá Juan Carlos Fresnadillo (“Extermínio 2”) como diretor e co-roteirista. Detalhes do remake ainda não foram divulgados.
Scarface
Elenco: Diego Luna
Roteiro: Ethan e Joel Coen
Lançamento: agosto 2018
Em 1932, Tony Montana foi um imigrante italiano nos Estados Unidos. Em 1983, ele era um imigrante cubano. Agora, nada mais justo do que o novo protagonista de “Scarface” ter origem mexicana e ser interpretado pelo mexicano Diego Luna. O remake, previsto para agosto de 2018, tem roteiro escrito pelos irmãos Coen, mas perdeu seu diretor recentemente com a saída de Antoine Fucqua do projeto.
Mudança de Hábito
Roteiro: Kirsten Smith e Karen McCullah
Ainda não há informações oficiais sobre um novo “Mudança de Hábito”, mas correm rumores de que o filme não apenas ganhará um remake, como será escrito pela dupla Kirsten Smith e Karen McCullah, que assinou roteiros feministas de sucesso como “Legalmente Loira” e “10 Coisas Que Eu Odeio Em Você”).
Tropas Estelares
Roteiro: Mark Swift, Damian Shannon
Este talvez seja um tiro um pouco distante, mas a Columbia está mais do que interessada em produzir uma nova versão de “Tropas Estelares”. O filme, porém, seria uma nova adaptação do livro de Robert A. Heinlein e não deve ter a participação de ninguém que trabalhou na versão de Paul Verhoeven. O roteiro é da dupla que escreveu o remake de “Baywatch”.
Suspiria
Elenco: Chloë Moretz, Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth
Direção: Luca Guadagnino
Lançamento: 2017 (sem data)
O remake do clássico de Dario Argento encontrou seu elenco perfeito na combinação entre Chlöe Grace Moretz, Dakota Johnson, Tilda Swinton e Mia Goth, e já está em fase de pós-produção. O longa original conta a história de uma jovem que entra para uma academia de balé, onde eventos estranhos e violentos começam a acontecer.
Homens brancos não sabem enterrar
Roteiro: Kenya Barris (Black-ish)
Sucesso nos anos 90, a comédia com Woody Harrelson e Wesley Snipes pode ganhar um remake que, supostamente, está sendo escrito por Kenya Barris (da série “Black-ish”). Mais informações ainda não foram divulgadas.
Por Juliana Varella
Atualizado em 2 Mai 2017.