Com estreia prevista para outubro deste ano, o filme “Coringa” conta a história de um dos maiores vilões do cinema. Vilão este que, ao mesmo tempo em que é odiado, também é amado. O motivo? É um personagem complexo, cheio de trejeitos, personalidade e dualidade, além de ter sido interpretado por grandes atores, como Jack Nicholson, Heath Ledger e Cesar Romero; sem falar no mais novo intérprete, Joaquin Phoenix.
Pensando nisso, o Guia da Semana lista 7 vilões do cinema que amamos, seja pela construção do personagem, por sua simbologia ou o contexto em que está inserido. Confira:
Darth Vader - "Star Wars"
Um dos vilões mais famosos do cinema é Darth Vader, do clássico "Star Wars". Presente em seis episódios da franquia, é impossível não reconhecer sua armadura preta e a ruidosa respiração mecânica; até mesmo quem nunca assistiu à trama.
Sinopse: Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência.
Coringa - "Batman: O Cavaleiro das Trevas"
Coringa é um personagem icônico e maravilhosamente peculiar. Cheio de personalidade e trejeitos que amamos, tem uma dualidade única e suas falas são repletas de ironia e sarcasmo. Como se não bastasse, foi interpretado por grandes atores, que deixaram sua marca no vilão. Jack Nicholson, Heath Ledger, Cesar Romero e Joaquin Phoenix foram alguns dos nomes que viveram o famoso Joker.
Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.
Magneto - "X-Men"
Como não amar Magneto? Interpretado majestosamente pelo maravilhoso Ian Mckellen, o vilão de X-Men é um mutante com grandes poderes de manipulação de campos magnéticos, além de controlar qualquer tipo de metal.
Sinopse: Eles são filhos do átomo superior, o próximo elo na corrente da evolução. Cada um nasceu com uma mutação genética rara, que na puberdade se manifestou em poderes extraordinários. Em um mundo cheio de ódio e preconceito, eles são temidos por aqueles que não podem aceitar suas diferenças. Liderados por Xavier, os X-Men lutam para proteger um mundo que os teme. Eles estão presos em uma batalha contra um ex-colega e amigo, Magneto, que acredita que os humanos e os mutantes não devem viver juntos.
Lord Voldemort - "Harry Potter"
Talvez você conheça Lord Voldemort por "Você-Sabe-Quem", "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado", "Aquele-Cujo-Nome-Não-Deve-Ser-Pronunciado" ou "Quem-Nós-Sabemos". Acontece que o Lorde das Trevas, como também é chamado, é considerado por muitos o mais poderoso bruxo das trevas, cujos objetivos são controlar o mundo mágico e tornar-se imortal.
Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).
Cruela Devil - "101 Dálmatas"
Cruella sequestra filhotes de dálmata para fazer de suas peles um casaco, o que odiamos. Mas, longe de suas maldades, Cruella é uma figura descompensada, nervosa, vaidosa, egocêntrica e extravagante; além de sofrer de mudanças de humor violentas e ser muito egoísta - aspectos que fazem dela um personagem e tanto.
Sinopse: Em Londres, um projetista de videogames (Jeff Daniels) e uma designer de modas (Joely Richardson) se conhecem e rapidamente se casam. Mas na verdade foi um duplo casamento, pois ambos tinham dálmatas e logo 15 filhotes nascem. Logo depois, uma excêntrica e malévola estilista de moda (Glenn Close), para quem a dona dos cachorrinhos trabalha, oferece sete mil e quinhentas libras por toda a ninhada. Mas, como os donos se recusam a vender, ela ordena a dois bandidos que seqüestrem os animais, ficando com 99 filhotes que planeja matar rapidamente, pois a pele ainda macia e servirá para fazer um grande casaco. No entanto, os pais das crias roubadas são ajudados por outros cães, que localizam onde os filhotes estão presos e uma corrida contra o tempo se inicia, para poder salvá-los.
Bruxa Má do Oeste - O Mágico de Oz
A Bruxa Má do Oeste governa a região oeste de Oz, Winkie, oprimindo os habitantes locais. Enérgica e raivosa, ela utiliza o seu chapéu mágico, que comanda os macacos alados para atrapalhar os planos de Dorothy e seus amigos. Embora sua aparência seja diferente do livro para o cinema, no filme ela é verde, o que a torna ainda mais peculiar em seu papel.
Sinopse: Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e chegam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?
Chong Li - "O Grande Dragão Branco"
Sinopse: Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou boa parte da vida sendo treinado por Tanaka (Roy Chiao) para participar do kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Apesar de seus superiores no exército afirmarem que precisam dele, Frank ainda assim decide partir rumo à competição. Dois oficiais são enviados para segui-lo, mas Frank consegue despistá-los em Hong Kong. Ao iniciar o torneio Frank logo percebe que seu principal adversário será o atual campeão, Chong Li (Belo Yeung), que tem matado alguns de seus oponentes.
Atualizado em 7 Jun 2019.