Em A Dama de Ferro, Meryl Streep se destaca em mais um grande trabalho de sua carreira, que inclui títulos como Simplesmente Complicado, Mamma Mia!, O Diabo Veste Prada, As Pontes de Madison e outros. Agora ela encara o papel da ex-Primeira Ministra Britânica Margaret Thatcher, com uma maquiagem impecável e atuação muito convincente.
>> Conheça os vencedores do Oscar 2012
>> Confira as estreias da semana
>> Conheça os indicados ao Oscar 2012
>> Veja a trajetória de Meryl Streep no Oscar
Durante 11 anos e meio, Thatcher se manteve no cargo de Primeira Ministra britânica. Ela quebrou barreiras de gênero e classe, fazendo com que um mundo dominado pelos homens parasse para ouvir o que dizia, inicialmente com a voz estridente, mas sempre com muita garra, convicção e certeza do que almejava. Nesse período, ela comandou a Inglaterra com mãos de ferro e enfrentou uma série de importantes decisões.
Filha de comerciante, Margaret nunca teve vergonha de suas origens e sempre preferiu os debates políticos às tarefas delegadas para as mulheres. E com o objetivo de trilhar seu próprio caminho e fazer a diferença no mundo, decidiu começar sua carreira nesse universo tão masculino. Sempre com o apoio de seu marido, Denis Tatcher (Jim Broadbent).
É por meio de flashbacks - recordações de uma Margaret Tatcher já debilitada, que ainda conversa e interage com o marido já falecido -, que conhecemos a trajetória desta, que foi a primeira mulher a conquistar a posição de Primeira Ministra no Governo e que trabalhou durante anos com garra e coragem.
O papel rendeu a Meryl Streep a estatueta de melhor atriz no Oscar 2012, além do prêmio de melhor maquiagem.
Trailer do filme
A Dama de Ferro
Diretor: Phyllida Lloyd
Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Richard E. Grant e Anthony Head
País de origem: Reino Unido
Ano de produção: 2011
Classificação: 12 anos