No início do século XX, a população de um pequeno vilarejo alemão é assombrada por uma série de tragédias. Tudo começa quando o médico local é hospitalizado, após seu cavalo tropeçar em um arame colocado na entrada de sua propriedade. Ainda quando a polícia investiga o que aconteceu, uma funcionária da fazenda do Barão sofre um aparente acidente de trabalho e não resiste. As duas fatalidades chocam a todos, mas em algumas semanas a população já começa a esquecer.
Quando o Barão organiza uma grande festa, dois outros incidentes acontecem e voltam a assustar o povo. No mesmo dia em que o filho da funcionária morta destrói uma das plantações do patrão, como forma de vingança, o filho do Barão desaparece. Apenas de madrugada o pequeno Sigi é encontrado, bastante machucado. Mesmo sem nenhuma relação entre o fato e o acidente com o médico, todos acreditam que os culpados sejam os mesmos. Sem saber o que pode ter ocasionado as diversas tragédias, o professor da vila acredita que o que viu ali pode explicar a situação de seu país nos anos seguintes.
Do premiado cineasta Michael Haneke, de A Professora de Piano e Cachè, o longa A Fita Branca foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2009. O filme ainda recebeu o Globo de Ouro de melhor produção estrangeira e é o favorito ao Oscar na mesma categoria, além de receber uma indicação como melhor fotografia no prêmio da Academia de Hollywood, para Christian Berger. Apesar de ter sido totalmente filmado em cores, A Fita Branca foi alterado para branco-e-preto durante a pós-produção.
Trailer do filme
A Fita Branca
Diretor: Michael Haneke
Elenco: Leoni
País de origem: Austria, França, Alemanha e Itália
Ano de produção: 2009
Classificação: 16 anos