Para ajudar na investigação, a polícia do país chama o acadêmico americano Robert Langdon (Tom Hanks), que está escrevendo sobre os Illuminati. Apesar da rixa entre o professor e a igreja, eles decidem se unir para evitar um mal maior, já que o líder do grupo sequestrou os predilleti, os quatro cardeais mais bem preparados para assumir o posto maior da religião. Além disso, ele conseguiu roubar uma substância recém-descoberta, capaz de causar uma destruição gigantesca.
Com a ajuda da cientista Vittoria Vetra (Ayelet Zurer) e do camerlengo Patrick McKenna (Ewan McGregor), camareiro do Papa anterior, Langdon investiga os símbolos deixados pelos Illuminati há cerca de 400 anos, para ter alguma pista do paradeiro dos candidatos ao papado, antes que seja tarde demais. Além disso, eles têm poucas horas para encontrar a bomba armada para destruir o Vaticano, evitando assim a morte de milhares de católicos, incluindo a maioria dos líderes, o que poderia significar o fim da religião.
Baseado no best-seller de Dan Brown, Anjos e Demônios antecede a história contada em O Código DaVinci. Além do protagonista Tom Hanks, os dois filmes têm em comum a direção de Ron Howard e o roteiro de Akiva Goldsman, ambos de Uma Mente Brilhante. Assim como o longa anterior, o atual já causou polêmica por tratar de questões da Igreja Católica, por este motivo, o Vaticano tentou impedir a filmagem de algumas cenas em Roma e pede que os fiéis não assista à produção.
Trailer do filme
Anjos e Demônios
Diretor: Ron Howard
Elenco: Tom Hanks, Ewan McGregor
País de origem: EUA
Ano de produção: 2008