Chega aos cinemas brasileiros o primeiro longa nacional com tecnologia 3D. Brasil Animado, que mistura animação com cenas live-action, marca a estreia de Mariana Caltabiano como diretora. Com cenas gravadas no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Ouro Preto, Gramado, Brasília, Florianópolis, Brasília e outras cidades, o filme pode ser considerado um cartão-postal das maravilhas do país.
Stress e Relax são os personagens que guiam o espectador em uma viagem em busca do Grande Jequitibá Rosa. O primeiro, um empresário que só pensa em dinheiro, vê uma grande oportunidade de enriquecer com a cobrança de ingressos para visitar a árvore mais antiga do Brasil. Já o segundo é um diretor de cinema que vive insistindo para conseguir investimentos do estressado empresário para seu novo filme.
Sem ter a mínima ideia de onde encontrar a árvore, os dois saem em uma aventura pelo país, sem mapa, sem bússola e sem noção, passando por paisagens maravilhosas. O resultado é uma comédia leve que oferece elementos para agradar a crianças e adultos.
Com orçamento de R$ 3 milhões, o longa conta com uma composição inédita de Ed Motta e a interpretação de Simoninha para a música Brasil Animado, de Alexandre Guerra, na trilha sonora. Uma curiosidade é que a parte da animação foi totalmente feita à mão. O computador foi utilizado apenas para a colorização, montagem e efeitos especiais.
Trailer do filme
Brasil Animado
Diretor: Mariana Caltabiano
País de origem: Brasil
Ano de produção: 2011
Classificação: Livre