Guia da Semana

A esperança de uma boa vida em terras recém-adquiridas no nordeste brasileiro termina em tragédia para uma família. O ano é 1910 e o português Vasco (Ruy Guerra) se muda com a mulher Áurea (Fernanda Torres), que está grávida, e a sogra Maria (Fernanda Montenegro) para a então inóspita região dos Lençóis Maranhenses. Ao chegar lá, o local cercado de areia e sem rastro de civilização por perto faz com a esposa queira voltar imediatamente. Convencida pela marido, porém, a família permanece no lugar e passa a viver numa casa de madeira. Os sonhos das duas estão definitivamente acabados quando Vasco morre soterrado na areia.

Abandonadas à sorte, elas saem em busca de uma colônia habitada por antigos escravos. Não demora para que mãe e filha conheçam Massu (Seu Jorge), um experiente morador do lugar que ensina à dupla formas de sobreviver em terras tão estranhas. Áurea, que não desiste de tentar deixar a região, dá luz a uma menina, também batizada de Maria. Juntas, elas aprendem a viver com a instabilidade e os perigos de sua nova vida, adiando cada vez mais o retorno para a cidade de onde vieram.

Com orçamento de R$ 8,6 milhões, Casa de Areia marca a primeira vez em que Fernanda Montenegro e a filha Fernanda Torres trabalham juntas no cinema. O filme foi todo rodado nos Lençóis Maranhenses e estudos sobre a região foram feitos para os produtores para entender como funciona a geografia do local. As filmagens ocorreram entre julho e setembro de 2004. O elenco conta também com Luiz Melodia e Stênio Garcia.

Casa de Areia

Diretor: Andrucha Waddington

Elenco: Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Seu Jorge

País de origem: BRA

Ano de produção: 2005