Para conseguir descobrir o segredo do vilão, Dumbledore e Potter precisam entrar nas lembranças de quem conheceu Riddle. Quem mais pode saber sobre o momento em que o lado negro do aluno começou a aparecer é Horace Slughorn, que na época era professor de poções de Hogwarts. Assim, Alvo pede ao antigo colega que volte, oferecendo melhores condições a ele e a chance de ensinar suas técnicas ao famoso Harry Potter, mas sem revelar suas verdadeiras intenções.
Enquanto o bruxo adolescente tenta descobrir uma forma de fazer seu novo professor revelar suas dolorosas lembranças, muita coisa acontece na escola. Os Comensais conseguiram a colaboração de um aluno e um professor, e logo eles podem ter a chance de entrar no protegido prédio. Apesar dos perigos, porém, os instintos adolescentes de Harry, Hermione e Ron estão cada vez mais fortes. Enquanto Potter percebe que está cada vez mais encantado com Ginny, Ron, arruma uma nova namorada, o que deixa Hermione enciumada.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe é a sexta parte da adaptação para as telas da bem-sucedida série de livros da inglesa J.K. Rowling. A direção é de David Yates, o mesmo de Ordem da Fênix, que também deve dirigir os dois últimos filmes. Para o papel de Tom Riddle, foi chamado o ator mirim Hero Fiennes-Tiffin, sobrinho de Ralph Fiennes, que interpreta o Lord Voldemort. O filme seria lançado em novembro de 2008, mas foi adiado para julho de 2009 por conta da greve de roteiristas. Em São Paulo, o longa também será lançado em IMAX 3D.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Diretor: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Daniel, Emma Watson
País de origem: EUA/ING
Ano de produção: 2008
Classificação: 12 anos