Na década de 30, um garoto pobre do Arkansas aprende a cantar com hinos religiosos e desenvolve uma paixão pela música ouvindo canções na emissora de rádio da família Carter. Protegido pela mãe e sempre alvo do alcoolismo do pai, teve uma infância triste, decorrente da trágica morte do irmão, com quem era muito ligado. Desenvolve culpa pelo acidente, que é intensificada pelo rancor do pai, que acredita ter perdido o filho errado. Assim cresce, até o dia em que sai de casa para servir a Força Aérea na Alemanha. É lá que ele compõe suas primeiras melodias, posteriormente sucesso por toda a América do Norte.
Em 1954, voltou para os EUA e se casou com seu primeiro amor, Vivian Liberto. Juntos, tiveram duas filhas. Com seus vizinhos, montou uma banda e nutriu o sonho de gravar um álbum. Numa audição com o lendário Sam Phillips, do selo Sun Records, ele se mostra como um cantor de gospel. Irritado com o descrédito do empresário, o rapaz se transforma no "homem de preto", que foi herói de várias gerações. É contratado junto com a banda, que ganha o nome de Johnny Cash and Tennessee Two. Na trilha do sucesso, Cash conhece June Carter, que sem a voz melódica de suas irmãs, tornou-se uma comediante dos palcos. Entre os turbulentos casamentos de Carter, os dois se apaixonaram e viveram uma das mais lindas histórias de amor que o cinema pôde retratar.
Johnny & June é a cinebiografia do cultuado Johnny Cash, focada no romance do cantor com June Carter. Os protagonistas Joaquin Phoenix e Reese Whitherspoon fizeram questão de usar as próprias vozes para dar mais realismo às performances ao vivo. O filme é produzido por Cathy Konrad e James Keach e foi desenvolvido durante sete anos com a colaboração conjunta de Johnny Cash e June Carter Cash antes de suas mortes em 2003. O produto final rendeu três Globos de Ouro em 2006, nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator. O filme também recebeu o Oscar na categoria Melhor Atriz (Reese Whiterspoon).
Johnny & June
Diretor: James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon
País de origem: EUA
Ano de produção: 2005
Classificação: 12 anos