Como todo jovem americano de 16 anos, Alex tinha como suas maiores preocupações o seu relacionamento com a namorada e seu desempenho nas pistas de skate. Porém, em uma noite em que estava nas redondezas da Paranoid Park, a maior das pistas, um acidente parece mudar a forma como ele conduz sua vida. O garoto é confrontado por um vigia noturno e acaba causando a morte deste, em um evento bastante trágico.
A polícia local começa a investigar o suposto assassinato e todos os skatistas serão ouvidos. Avesso às responsabilidades, não querendo nem mesmo tirar a virgindade da namorada para a relação não ficar tão séria, Alex decide escrever uma carta contando tudo o que ele lembra da noite em que matou o vigia e do que se seguiu daquele momento. Todos os questionamentos que o jovem skatista teve são demonstrados até que ele se decida o que fazer para se livrar do sentimento de culpa.
Paranoid Park é dirigido pelo cultuado Gus Van Sant, de Elefante. Apesar de ser uma produção francesa, o filme tenta traçar um retrato da alienação do jovem dos EUA. O longa usou atores amadores para a produção, que conta com a participação do diretor de fotografia Christopher Doyle, de 2046. Na trilha sonora, Van Sant usa músicas de Nino Rota, compostas para o filme Julieta dos Espíritos, de Federico Fellini.
Trailer do filme
Paranoid Park
Diretor: Gus Van Sant
Elenco: Daniel
País de origem: FRA/EUA
Ano de produção: 2007
Classificação: 12 anos