Burning Man, mais conhecido como o festival que vai contra a cultura atual, nada de lixo, desperdício, sem consumismo e afins, tudo bem bruto onde o que conta é a experiência, a arte, música e o contato entre o público. Coachella, um dos favoritos quando o assunto são festivais alternativos! Muitos looks, bandas popzinhas, merchans que não acabam mais...é, capitalismo!
+ Festivais de música eletrônica e raves no Brasil em 2016
+ 7 instalações de arte ao redor do mundo que são de tirar o fôlego
+ 10 dicas para sobreviver a shows e festivais
Mas o que esses festivais têm em comum? Ambos trazem instalações de arte incríveis e memoráveis, vem conferir as melhores criadas até hoje:
The Penrose Triangle | Burning Man
Os escultores Blake Courter e Blake Courtney foram os responsáveis por criar esta obra tridimensional que participou da edição de 2013 do festival. Feita com luzes de LED, alumínio e aço, o projeto serviu de "playground" para o público.
Embrace | Burning Man
A escultura gigantesca foi destaque no festival em 2014 e simbolizava as relações humanas, como se fosse a ideia de explorar melhor os laços criados entre os homens. No fim, o casal criado a partir da madeira e com 24 metros de altura foi queimado - como manda a tradição do festival.
Fire of Fires
Criado por David Umlas, Marrilee Ratcliffe e uma comunidade de artistas, o templo do Burning Man em 2009 simbolizava o fogo. Feito de madeira e composto por seis pódios que mostravam diferentes culturas da Asia, Africa, India e outros lugares, as chamas se acendiam sempre que o público interagia com a estrutura.
Bliss Dance | Burning Man
Com 12 metros de altura, a escultura foi feita por Marco Cochrane e trazia como simbolismo a figura feminina, sua beleza e humanidade. A obra participou do festival em 2010.
Big Round Cubatron | Burning Man
Com mais de 6 mil luzes, a obra de Mark Lottor, feita em 2010, foi planejada em parceria com o grupo 3WayLabs, praticamente "ratos de computadores", para que tudo desse certo. Ela funcionava com uma sincronização de cores, criando uma aparência surreal.
El Pulpo Mecanico | Burning Man
A escultura tem mais de 7 metros de largura e comprimento, ou seja, gigantesca! Ele é responsável por percorrer todo o local onde acontece o festival e soltar belas labaredas. São mais de 200 galões de propano por noite e ele foi um clássico no Burning de 2011 até 2013.
Go Kirin | Burning Man
Criado em 2010 pelo artista Teddy Lo a partir do metal e objetos achados por aí, este pequeno dragão ambulante de 20 metros de comprimento foi transporte de muita gente no Burning Man. Além de sofás no seu interior, era possível controlá-lo. Ah! E ele ainda tinha várias luzes de LED.
Lightweaver | Coachella
Criado por Stereo Bot, a obra é toda arquitetada de um jeito que misture luzes e ainda haja uma interação multimídia! As luzes e o som foram criados pela Obscura Digital, estúdio especializado na execução e no design de grandes instalações. O projeto passou pelo Coachella em 2014.
Escape Velocity | Coachella
Criado por Poetic Kinetics, o astronauta imenso que circulou pelo Coachella em 2014 foi uma das obras mais aclamadas da edição. Além de circular pelo local, ele interagia com o público e ainda dava para projetar o próprio rosto no capacete.
Snail | Coachella
No melhor estilo grafitado, o caramujo do duo Herakut fez sucesso no Coachella em 2013 <3 Majestosamente, o animal passeou pelo público durante os shows do festival.
Papilio Merraculous | Coachella
Se o festival começou com uma gigantesca larva criada pelo Poetic Kinectics, após dois dias ela se transformou em uma maravilhosa borboleta que encantou o público. Novamente, o grupo PK arrasou nas instalações que trazem para o festival.
The Big Horn Palace | Coachella
O templo representa os habitantes de Indio, na Califórnia! Criado pelo artista já veterano do festival, Brent Allen, o palácio era uma das instalações do Coachella 2015 onde as pessoas descansavam.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 23 Jun 2016.