É só quando a gente chega aos vinte e poucos anos que a gente percebe que ser adulto pode não ser tão legal. O mundo é grande e cruel e, às vezes, dá tanto medo que o que a gente mais quer é ir correndo para a cama das nossas mães.
+ 10 sinais que mostram que você está em crise existencial
+ As vantagens de ter 20 e poucos anos
+ 10 filmes para diferentes fases da sua vida
Se você sabe do que estamos falando, se liga nos maiores medos que todo ~jovem adulto~ enfrenta.
Independência
Um dos maiores desejos dos jovens é a construção da independência. E quando você chega aos vinte e poucos anos e percebe que ainda mora com os pais, a sua poupança está vazia e você tem que apelar para a mesada, o sonho vira medo e a sensação de "o que eu vou fazer na minha vida" nunca foi tão assustadora.
Carreira
Você passa os últimos anos do colégio pensando na faculdade e animadíssimo com a profissão dos seus sonhos. Mas quando você finalmente adentra ao meio acadêmico, percebe que as opções de trabalho são poucas e os salários nada animadores. Será que eu vou ter uma carreira de sucesso um dia?
Experiências
A gente escuta aquelas histórias de gente que largou tudo e passou anos mochilando pela Ásia. A gente lê uma reportagem na internet sobre um rapaz de 24 anos que comanda uma startup milionária. A gente vê aquele amigo do primo do seu amigo se mudando para o interior e vivendo plantando hortas e muito bem com isso, obrigado. E a gente se pergunta: quando que eu vou ter a oportunidade de fazer um intercâmbio/trabalho voluntário na Índia também?
Amor
Ah, o amor. Você passa os primeiros 25 anos trocando de namorad@ e passa a se perguntar: quando eu vou achar a minha alma gêmea? Essa pode não ser a maior preocupação de muitas pessoas, mas, no fundo, a gente duvida que você nunca quis um amor para chamar de seu - pelo resto da sua vida
Futuro
Resumindo? Nós, jovens, temos medo do futuro. A gente sabe viver o agora muito bem (eu ouvi drinks?), mas na ressaca do dia seguinte, as velhas preocupações vêm a tona e nos damos conta, cada vez mais, de que estamos parados no mesmo lugar. Até quando?!
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 17 Abr 2015.