Estamos tão conectados todo o tempo que fica cada vez mais difícil viver sem energia. Quando aquela tempestade cai e derruba a luz, junto com ela se vai a nossa Netflix, a nossa internet, nossas redes sociais e tudo aquilo que compõe uma pessoa conectada do século 21. Vencer o tédio, então, vira um verdadeiro exercício de criatividade.
Mas caso você não esteja se sentindo muito criativo, o Guia da Semana listou 8 ideias que pretendem te inspirar a fazer daquelas horinhas sem energia extremamente divertidas ou, no mínimo, úteis. Confira:
Livros
Que tal aproveitar que a energia acabou para deixar a Netflix de lado e começar a ler aqueles livros que estão parados na sua estante? É verdade que ler à luz de velas não é recomendado, então se estiver muito escuro vale a pena ter um leitor de livros digitais em mãos, como um Kindle. Existem, inclusive, muitos sites onde você pode baixar livros de graça.
+ Confira recomendações de Literatura
Jantar à luz de velas
Se a luz acabou e você está com aquela pessoa especial, que tal preparar um jantar romântico à luz de velas? Se você está sozinho ou em família, a dica também vale, porque comer é sempre bom! O gás, felizmente, não acaba quando estamos sem energia, então cozinhar não será um problema. Caso já seja noite e você ache muito escuro cozinhar à luz de velas, é sempre possível pedir alguma coisa, principalmente com aplicativos de delivery que avisam onde o entregador está e, portanto, dispensam o uso do interfone.
+ Confira dicas de gastronomia
Jogos e histórias de terror
Que tal aproveitar que está escuro para contar algumas histórias de terror? Se pessoas muito sensíveis estão presentes, vale a pena jogar algum jogo, ou de tabuleiro ou mesmo aqueles que não precisam de nada além de pessoas, como tentar adivinhar o que a outra pessoa está pensando.
Desenhos e rabiscos
Talvez o fato de que a luz tenha caído seja um sinal para você colocar para fora seus instintos artísticos. Você só precisa de um lápis, um papel e um pouco de luz, de uma vela ou do celular. Se você quiser deixar a coisa mais divertidas, pode tentar desenhar no escuro e depois ver o que você conseguiu fazer, ou até pedir para que alguém tente adivinhar o que aqueles traços feitos às cegas significam.
Paisagens e estrelas
Quantas vezes nos últimos meses você parou para admirar a vista da sua janela? E que tal aproveitar que você não tem energia para observar o que tem mudado na sua vizinhança. Se já estiver de noite, você pode inclusive olhar para o céu e tentar enxergar alguma estrela, já que elas são mais visíveis quando a cidade está escura.
Guarda-roupa
É sempre tempo de se livrar daquilo que você não usa mais, e já que a luz não colabora para você ver um filminho, talvez seja a hora de decidir o que fazer com tudo aquilo no seu guarda-roupa. Se estiver claro, aliás, talvez valha a pena se inspirar e arrumar a casa inteira - quem sabe você até não acaba resolvendo redecorá-la?
+ Confira dicas de casa e decoração
Música e dança
Sabe aquele violão velho largado no quarto? Que tal dar uma nova chance a ele? Se você estiver preso em uma casa sem energia com alguém que cante bem, por que não pedir para que essa pessoa cante? Dependendo do número de pessoas, dá até para transformar tudo em uma festa. Aliás, se você não se importar em deixar a bateria de seu celular acabar sem previsão de volta, vale a pena colocar uma playlist e aproveitar para dançar um pouco.
Cartas e textos
Há quanto tempo você não escreve à mão? Que tal pegar um papel e uma caneta e escrever uma carta para alguém que você não vê há bastante tempo? Você pode até escrever para você mesmo, se você tem um diário, ou rascunhar aquela história que você está enrolando para começar ou aquele textão do Facebook que você ainda não teve tempo de pensar. Coloque seu escritor interior para fora!
Atualizado em 2 Abr 2019.