Janeiro é o mês de ressaltar os nossos tão antagônicos sentimentos por São Paulo. O aniversário da cidade sempre vem recheado de programações especiais e desperta o nosso amor, misturado com ódio, pela querida Terra da Garoa.
Não precisa ser paulistano para saber que os pontos negativos da metrópole são inúmeros, mas então, por que tanta gente vem morar aqui? E os que já moram, por que insistem em ficar? O Guia da Semana te dá 5 motivos para adorar morar na cidade. E aí, vocês concordam?
Diversidade
Além de ser o destino turístico mais procurado do Brasil (superando até o Rio de Janeiro) é aqui que muita gente procura um lugar para chamar de seu. Afinal, é só se perguntar quantos dos seus amigos são, de fato, paulistanos. O resultado é uma mistura incrível de pessoas não só de diferentes partes do país, como também do mundo.
Vida Cultural
Apesar do recente esforço para fomentar a cultura em outras cidades do Brasil, todo mundo sabe que a meca da vida cultural está em São Paulo. E as opções não são poucas - desde cinemas a teatros, passando por programação gratuita e ao ar livre. Sem contar que muitos eventos, como exposições e shows, só ocorrem por aqui. Dá para discordar?
Vida Noturna
Uma das grandes reclamações sobre as cidades menores é sobre a vida noturna e, todo mundo sabe, em São Paulo esse não é um problema. Não importa em qual tribo você pertença - sempre vai rolar aquela balada ou aquele bar frequentados a fio. E o melhor? De segunda a segunda!
Gastronomia
Cada lugar tem a sua gastronomia específica, mas o mais legal de São Paulo é que, aqui, tem de tudo um pouco - e bota tudo nisso. É a cidade onde os melhores chefs abrem os seus restaurantes e onde as franquias escolhem se estabelecer. Os food trucks e feirinhas gastronômicas estão aí para comprovar!
Mais Amor, Por Favor
É claro que os problemas não podem ser esquecidos: trânsito caótico, transporte público ineficiente e tantos outros. O legal, entretanto, é que, cada vez mais, as pessoas vem ressaltando o seu amor pela cidade, deixando de lado o velho jargão "ame ou deixe". É que existem diversas iniciativas não governamentais, como as que lutam pela revitalização do centro e outros pontos 'abandonados', que vêm sacudindo as estruturas da cidade. Afinal, quem ama cuida, não é mesmo?
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 14 Jan 2015.