Temperatura abaixo de zero, geadas, aquecedores ligados... Parece até que estamos falando de um país da Europa, mas são os brasileiros de diversos Estados que estão passando por essa friaca.
Parece que não conseguimos fazer mais nada a não ser reclamar do frio, mas é que 2016 veio com tudo quando o assunto são temperaturas baixas. Em São Paulo, por exemplo, estamos vivendo o frio mais intenso desde 1964! Já na região Sul, frio não é novidade, mas este ano a coisa está brava: Curitiba vem batendo a cada dia o recorde de temperatura mais baixa. Já Porto Alegre registra facilmente temperaturas abaixo de zero. Em Santa Catarina, a menor temperatura foi em Urupema, -8,5°C, registrada pelo Epagri-Ciram. Esta foi a menor temperatura no Brasil em 2016 até agora.
Se está difícil para nós, imagine para quem vive nas ruas? E ajudar aos outros, em vez de esperar por milagres, é a melhor forma de tornar a vida de quem não tem um lar um pouco mais quente. Além de separar um agasalho no carro ou na bolsa para doar por aí, existem diversos lugares que recebem agasalhos e cobertores para doação pelo Brasil todo, confira na galeria como ajudar quem precisa.
Anjos da Noite (São Paulo)
Campanha do Agasalho (São Paulo)
Exército de Salvação (SP e RJ)
O Exército de Salvação é uma organização cristã internacional, fundada em 1865 e presente no Brasil desde 1922. Além de diversas ações sociais, o Exército também é reconhecido pelo trabalho que faz recebendo doações. A Campanha de Inverno 2016 recebe doações em diversas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A campanha, que durará até o dia 31/07, tem como objetivo arrecadar 40 toneladas de roupas nas três regiões atendidas. Condomínios, empresas e pessoas físicas podem participar através da doação direta de roupas ou através da promoção de campanhas coletivas. Confira no site os pontos de coleta de doação, e antes de se dirigir ao local, confira no 4003-2299 a disponibilidade dos pontos.
Campanha do Agasalho do SESC (Santa Catarina)
A Campanha do Agasalho, realizada pelo Sesc em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), segue até o dia 30 de junho. Roupas podem ser entregues em todas as unidades do Sesc no Estado. No ano anterior foram arrecadadas 226.169 peças, distribuídas para 184 instituições sociais. Confira no site oficial os pontos de entrega e programação da campanha.
Campanha do Agasalho (Rio Grande do Sul)
Doe Calor (Curitiba - PR)
Campanha #CalorHumano (Belo Horizonte - MG)
O Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social lança a campanha #CalorHumano, que tem o objetivo de arrecadar roupas e cobertores para doar a uma das populações que mais precisam e que menos têm como se aquecer no frio. Com duração de dois meses, os pontos de coleta serão na sede do Servas, no bairro Funcionários, nos três prédios da Cidade Administrativa de Minas Gerais, no bairro Serra Verde, que contam com 17 mil servidores, e nas unidades disponibilizadas por cada parceiro, locais de grande circulação. As retiradas do material doado serão feitas ao final de cada semana para que as entregas aos moradores de rua não atrasem, já que as temperaturas em Belo Horizonte vêm atingindo níveis baixos. As entregas serão feitas em parceria com a Coordenadoria Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), do MPMG, que já desenvolve trabalhos com moradores de rua em Belo Horizonte.
Desapegue com Solidariedade (Acre)
Por Marina Marques
Atualizado em 11 Set 2016.