Escolher um cachorrinho como companhia pode ser uma tarefa árdua. Não pense que criar um cão é fácil, muito pelo contrário! É preciso prestar atenção no ambiente que ele irá viver, na sua situação financeira e disponibilidade para fazer companhia para o seu novo amigo.
+ 11 razões para você ter um cachorro
+ Saiba como entender os sinais do seu cachorro
+ 10 perfis de animais mais fofos do Instagram
Por isso, nós do ObaOba em conjunto com as dicas do fundador do site Cão Ideal, Gustavo Campelo, vamos te ajudar a escolher da melhor maneira seu futuro companheiro:
Tem uma família?
Para quem tem família, as raças que têm disposição para brincar, são amáveis e tem maior facilidade para serem companheiros inseparáveis são as melhores escolhas. As mais indicadas por terem essas características são: Labrador, Beagle, Golden, Border Collie.
Mora sozinho?
Raças como a Cocker, Maltês e King Charles Cavalier são ideais para quem mora sozinho ou casais. Por serem brincalhões, eles costumam ser uma boa companhia. O fato deles não terem tanta energia a sua disposição é ótimo para quem não pode dar atenção o dia inteiro.
Viaja muito?
Como o cão não terá tanta companhia e muitas das vezes terá que se acostumar a ficar sozinho, a melhor escolha é optar por raças mais independentes, entre elas Shih Tzu, Shiba, Chow Chow e Lhasa Apso.
Seu problema é um apartamento pequeno?
Ambientes menores não impedem ninguém de ter um cãozinho! Mas é bom tomar cuidado, se o animal ficará muito tempo sozinho, o melhor é deixá-lo em um "daycare" durante o tempo que não estará em casa, isso é apenas uma precaução para que ele não fique doente ou depressivo. As raças ideais para apartamento são Poodle, Shih Tzu, Maltês, Bichon Frise e Buldog Francês.
Tem filhos?
É preciso ter cuidado na hora de escolher um cachorro que vá conviver com crianças. É essencial prestar atenção nas principais características do cão. Raças como Collie, Maltês, Bernese e King Charles Cavalier são as que mais têm paciência com crianças, além de serem calmos e brincalhões.
Que tal adotar?
Independente de qual seja a sua situação, que tal dar amor pra um cachorrinho que foi abandonado? Existem milhares de animais esperando por um dono que tenha muito carinho pra dar! No fim, não é a raça que te trará felicidade e sim um companheiro que ofereça amor incondicional, mas claro, tem que ser recíproco! :) <3
Por Juliane Romanini
Atualizado em 11 Out 2016.