Guia da Semana

Para você que está ingressando no seu primeiro emprego agora, e para todos os assalariados deste mundão que já sabem como é passar por isso, separamos 10 coisas que você só aprende quando começa a trabalhar. Você entra no emprego e a vida vai mudando devagarzinho, para de repente você perceber que tem 1 milhão de responsabilidades, dívidas, contas a prestar e cansaço, muito cansaço.

+ 30 coisas que só quem AMA dormir pode entender
+ 10 coisas que o frio melhora (e outras 10 que ele estraga)
+ 35 coisas que só quem tem irmão(s) vai entender

1. O valor do dinheiro

A partir do momento que você começa a ganhar seu dinheiro, vindo do seus esforços, seu suor, sangue e lágrimas, a sensação é muito recompensadora e libertadora! Mas, ao mesmo tempo, você aprende a dar valor a ele - e aprende a não gastar seu precioso dinheirinho com coisas desnecessárias.

2. Que seus pais não vão querer mais te pagar as coisas!

É, ué! É triste, mas é verdade. Não vai dar mais para ficar pedindo dinheiro para eles por qualquer bobagem e eles vão esperar que você banque a maioria (ou até todos) os seus gastos pessoais. Gastar o dinheiro deles ao invés do seu é bem mais fácil né? :(

3. A gostar (ou a tolerar) um cafezinho

O café é tipo a bebida do mundo corporativo - qualquer escritório é open café e é esse milagre que te desperta para o trabalho depois do almoço...

4. Como o mês é longo...

E como os 30 dias demoram até você receber seu salário novamente! Antes de trabalhar, o tempo voava... Agora os dias parecem anos e seu dinheiro sempre acaba muito mais rápido que o mês!

5. A conviver bem com gente que você não gosta

Profissionalismo! Aqui não é escola nem faculdade que, se você tem um problema com uma pessoa, você trata mal, discute e arma barraco. Você está no mundo corporativo, e ser profissional é o mínimo que esperam de você. Além disso, qualquer relação é benéfica (pois os contatos sempre te ajudam como indicação profissional).

6. Que você não tem roupa o suficiente no seu guarda-roupa

Emprego novo, guarda-roupa novo! Sempre é importante dar uma repaginada no vestuário, principalmente se o emprego exige traje social. Aí sim nenhuma das suas roupas vai servir para o ambiente profissional do trabalho.

7. Que a hora do almoço serve mais do que "só para comer"

Serve para comer, dar uma volta por aí, respirar um pouco fora do escritório, socializar, resolver alguns problemas, ir ao banco, ir ao banheiro e jogar conversa fora. Agora se vira para fazer tudo isso em 1 hora!

8. A ser multitarefa

Você vai aprender a fazer mil coisas diárias no computador, atender telefonemas, responder e-mails, escrever relatórios e ainda vai precisar bater papo com a secretária, tudo ao mesmo tempo!

9. Dormir é luxo

Ainda mais se você conciliar uma vida de trabalho com uma vida de estudo! O cansaço pesa bastante, e seus finais de semana vão passar a ter uma nova função - dormir muito!

10. Que a recompensa não vem só em dinheiro

Começar a trabalhar é uma experiêcia muito importante e muito enriquecedora em muitos sentidos! É maravilhoso ganhar seu próprio dinheiro, mas nós ganhamos em muitas outras coisas também: experiência, relações, conhecimento, contatos e aprendizado!

Atualizado em 7 Mar 2019.