Guia da Semana

Quem nunca se olhou no espelho e se sentiu a pior pessoa do mundo? É claro que não há problemas se isso acontecer de vez em quando - mas só de vez em quando! Ninguém quer ser aquela pessoa para baixo e infeliz o tempo todo, não é mesmo? Deixa as suas inseguranças e autocríticas desnecessárias de lado e confira 10 ideias para levar a sua autoestima lá para cima. Será que é tão difícil assim? :P

+ 10 sinais que mostram que você está em uma crise existencial
+ 16 dicas simples para levar uma vida mais saudável
+ 11 dicas para desapegar do que te faz mal

1. Em primeiro lugar, permita-se errar. O perfeccionismo pode ser um dos maiores inimigos de uma boa autoestima, afinal, é preciso aceitar que ninguém é perfeito.

2. Livre-se de suas culpas e medos. Reviver os traumas do passado apenas dificulta o processo de aceitação e melhora emocional.

3. Cuide de seu corpo! Quer coisa melhor do que se sentir bem com a sua imagem? E para isso, vale qualquer coisa: desde mudar o corte do cabelo e trocar a marca do condicionador (risos) até se matricular na temida academia - tudo com calma, é claro!

4. Identifique as suas qualidades, e não só os seus defeitos. Veja o que é possível melhorar em si mesmo, mas sem pressão. Afinal, ninguém precisa mudar a personalidade como um todo, e sim fazer pequenas mudanças que te façam uma pessoa melhor.

5. Conheça mais de si mesmo! Só assim, você vai saber realmente aonde quer chegar...

6. Que tal dar uma chance ao ioga ou terapias alternativas de autoconhecimento? Vai que, né?! :P

7. Trace metas simples, que sejam mais possíveis e "pé no chão". Planos a longo prazo, quando dão errado, podem ser frustrantes. :(

8. Faça, diariamente, alguma atividade que seja boa para você. Ir ao cinema? Assistir à novela? Comprar algo novo? Comer um docinho? Vale tudo!

9. Também vale inovar nas roupas, na maquiagem ou qualquer coisa que te torne confiante para encarar o mundão.

10. E, acima de tudo, procure pequenos momentos de felicidade e bem estar. Por mais difícil que o dia esteja, se esforce para sorrir e manter a leveza - até com as inimigas ou com o chefe mala!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 18 Mar 2015.