É como dizem por aí: “amigos, amigos... negócios à parte”. Afinal, apesar de alguns terem a sorte de trabalhar com amigos – ou no mínimo pessoas legais -, são poucos os que sabem manter essa relação saudável, sem misturar as coisas. E por conta disso, muitas pessoas boas acabam sendo demitidas por comportamento inadequado em ambiente corporativo.
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Confira então coisas que você nunca deve dizer ou fazer em ambiente de trabalho:
1) “Não é justo”
Ficar fazendo drama no ambiente de trabalho é uma atitude bem imatura. Reclamar a maior parte do tempo também. Se você acha algo injusto, mostre com o seu trabalho, não se lamentando pelos cantos.
2) “Não sou pago para esse trabalho”
Todos têm que começar de baixo, por que com você seria diferente? Faça o seu trampo com dedicação e não reclame de ter que fazer coisas que não estão no seu job description, pense que essa é a sua chance de provar ser um profissional melhor ainda :)
3) “Vou chegar mais tarde amanhã”
Nunca se imponha e sempre peça permissão: “Posso chegar mais tarde amanhã?” E caso a resposta seja negativa, o jeito é você abaixar a cabeça e respeitar o seu chefe - sem essa de querer bater boca ou passar por cima de um superior.
4) “Vou tentar”
Vai tentar? Não, você vai fazer. Nunca responda uma ordem/pedido com algo do tipo, isso mostra que você não tem o mínimo de respeito pelo seu superior.
5) Falar muito sobre a sua vida pessoal
Ninguém quer saber sobre a sua vida pessoal – mesmo. Deixe esse assunto para ser discutido com os seus amigos. Ficar contando detalhes das suas intimidades pode te complicar no ambiente corporativo. Acredite!
6) “Não ganho hora extra, então não vou ficar até mais tarde”
É? Então aproveita e passa no RH, porque tem um monte de gente que se mataria para estar no seu lugar.
7) “Não tem como fazer isso”
Não desista tão fácil, por mais difícil que uma tarefa possa parecer, mostre pelo menos que você tentou. De que adianta falar que você não consegue fazer alguma coisa, sem se esforçar para isso acontecer?
8) “Eu não vou ser promovido não?”
Esse tipo de assunto você conversa uma vez e espera o RH tomar a decisão final – se a proposta não for o que você estiver esperando, de duas uma: aceite ou vá embora. Não fique pressionando seus superiores a te promover, Muito menos fique de birra e desmerecendo o seu trabalho.
9) Ouvir música muito alta
Quer ouvir música, O.K, mas não coloque o seu fone de ouvido e viaje para outra dimensão. Não tem coisa mais chata do que tentar falar com alguém que não está te ouvindo.
10) Não passe por cima dos chefes
Empresas têm hierarquia para as coisas funcionarem melhor, então aprenda a seguir isso. Nunca, em hipótese alguma, cogite passar por cima de um superior seu.
11) Siga as regras da empresa
Todas as empresas têm regras e princípios, se você discorda da sua, novamente: se demita ou então abaixe a cabeça quando receber uma ordem. Regras têm de ser seguidas - sempre.
12) Não dê em mole para seus colegas de trabalho
Sério mesmo? Você é tão garanhão/piriguete que precisa dar mole para todos os seus colegas de trabalho? Segure o que tem no meio das pernas e enquanto estiver no ambiente corporativo, seja o mais profissional possível.
E o mais importante: aprenda acima de tudo a respeitar os seus superiores. Saiba sempre se colocar no seu lugar, porque por mais legal que seu chefe possa ser, você nunca pode perder o respeito.
Por matita iazzetta
Atualizado em 20 Mai 2014.