Se você, como eu, é um reles mortal que depende do transporte público para ir e voltar do trabalho (ou basicamente de qualquer lugar), este post é para você. Para você que fica prestando atenção na galera em volta e que repara nos tipos mais esquisitos de seres humanos que frequentam o metrô.
+ 6 tipos de passageiros que encontramos em viagens de ônibus
+ 11 tipos de pessoas que encontramos em viagens de avião
+ Site reúne fotos de homens gatos no metrô
Confira abaixo algumas pessoas que você, com certeza, já dividiu um vagão:
1. Gamer maníaco
O gamer já chega no metrô jogando. Seja no celular ou num console portátil, você não vai querer estar atrás desse cara na escada rolante ou em qualquer lugar da estação, porque ele não vai conseguir andar em linha reta e, muito menos, acompanhar os outros. E quando ele deixa o som do game ligado no metrô? Af!
2. Engravatado
Os engravatados do metrô sempre passam uma impressão de que estão realmente muito infelizes de estar ali. Parecem sempre muito ocupados, com pelo menos dois celulares, uma agenda e um vocabulário que ninguém nunca entende totalmente, quase sempre em grupo. De dentro dessa pequena armadura desconfortável que é terno+gravata, dá tristeza de imaginar o sufoco que eles devem estar passando.
3. Ascensorista
Esse é aquele usuário do metrô que não sai da porta. Pode entrar no começo da linha vermelha pra descer na Sé e não sai da maldita portinha. E ai de quem pedir pra ele dar uma aliviada e ir pro corredor!
4. Dança da cadeira
Quando as portas do metrô abrem no horário de pico, começa todo o povo da dança da cadeira num level hard desse jogo de infância. Cada um se joga num banco, numa vibe meio black ops. Tem gente que senta uma no colo da outra, se estapeia, empurra, cai no chão. É uma beleza.
5. Sem noção
Este é aquele que esquece que está em público e resolve ter DR por telefone, ou ligar pro chefe e se demitir, passar a lista do supermercado pra esposa, ligar na NET, resolve, por exemplo, cortar as unhas, limpar o ouvido, tirar o tênis. É o moço ou moça que faltou na aula de convivência em sociedade, sabe?
6. Faz a íntima
No metrô sempre vai ter aquela alma sozinha que vai querer fazer a íntima. Vai comentar sobre o seu cabelo/roupas, ou dar opinião sobre a sua vida se ouvir uma conversa, ou o caso clássico da pessoa que encosta na sua tatuagem pra ver se é de verdade. Essa galera aí ó, só sentando em outro vagão.
7. Curioso
Esse tipo de usuário é geralmente alto, quietinho e só fica ali de cima vendo qual é a boa nos smartphones por perto. Fica de olho na sms que alguém está mandando, no feed do Facebook de outra pessoa, torcendo pelo joguinho que uma terceira que está jogando, tudo sem dar um pio. Às vezes você até acha que ele está tão entretido que vai acabar não se aguentando e soltando algum comentário. Risos
8. Golpista
Os golpistas são aqueles que usam o assento preferencial e já logo fecham os olhinhos pra fingir um ronco bom e nenhuma senhora/grávida/deficiente tire ele de lá.
9. Xavequeiro
Se metrô fosse boate esses seriam os reis do lugar. O xavequeiro de metrô sabe que tem pouco mais de uma estação pra passar sua cantada e tentar, pelo menos, sair dali com o whatsapp da gata. Por isso suas cantadas são geralmente muito engraçadas e nem um pouco convincentes.
10. Casal vergonha
O amor é lindo, quando acontece com a gente. Às 18h, depois de um dia inteiro de trabalho, o casal passando vergonha, se beijando estralado, brigando ou causando no vagão ou vai te deixar triste, ou vai te deixar irritado. Aaah, o amor.
11. SongPop
Lembra do mítico joguinho do Facebook que viciou todo mundo e desapareceu tão rápido quanto bombou? A galera que não usa fones de ouvido no metrô faz tipo um Song Pop à força na galera. Já que, mesmo que você não se interesse pelo que ele está escutando, sempre vai ficar tentando adivinhar que música que é.
12. Vai não vai
Pra fechar com chave de ouro sempre tem aquele brother que ainda não entendeu o conceito do metrô e não deixa os outros saírem antes dele entrar, ou quer descer pelo lado do embarque, não deixa a esquerda livre na escada rolante e espera chegar na frente da catraca pra começar a procurar o bilhete único.
Por Julia Bueno
Atualizado em 27 Mai 2014.