O Bloco Pagu, nascido em 2016, busca exaltar a igualdade entre gêneros e a liberdade individual da mulher, tema que cada vez mais faz parte das discussões da sociedade. A bateria do bloco carnavalesco é composta 100% por mulheres, a fim de abrir espaço e dar oportunidades numa área onde a presença feminina é rara. O trajeto para o Carnaval 2017 ainda deve ser confirmado pela nova Prefeitura, mas o bloco deve se concentrar pelo Centro de SP.
No repertório do bloquinho, muita MPB com as musas da música brasileira: de Carmem Miranda a Elis Regina, passando por Marisa Monte, Gal Costa, Maria Bethania, Dona Ivone Lara, Rita Lee, Alcione, Beth Carvalho, Baby do Brasil, Margareth Menezes, Elba Ramalho, entre outras.
É homem e quer participar da folia? Não esquenta! “Não queremos excluir ninguém da festa, pelo contrário, homens e mulheres simpatizantes das nossas ideias são igualmente convidados e muito bem vindos a participar. Queremos aproveitar a oportunidade não só para divertir, mas para [...] estimular alguma reflexão durante o carnaval, período em que as mulheres mais sofrem assédio e violência”, afirmam as sócias.
O bloco realiza o seu ensaio aberto neste sábado, 14 de janeiro, na Rua Figalda, Vila Madalena. O evento é gratuito e vai contar com cerveja, catuaba, carne e queijo coalho! Confira mais informações aqui.
Se você curtiu a ideia, o bloco está com inscrições abertas para o Carnaval de rua de 2017 até o fim do mês de janeiro! As inscrições para a bateria podem ser feitas através do email: [email protected]
Por Luísa Celiberto
Atualizado em 12 Jan 2017.