São Paulo pode não ter praia, mas tem muita coisa boa para fazer e aproveitar o calor do verão. A cidade oferece programação para todos os gostos, tanto para quem quer relaxar e apenas curtir o sol, quanto para quem quer badalar e curtir os points mais animados. Os dias mais longos da melhor estação do ano te convidam a sair de casa e se aventurar pela cidade, descobrindo lugares incríveis que você nem imaginava que existiam na "selva de pedra".
Curta o calor ao máximo sem nem precisar sair da cidade com essas 14 dicas do que fazer com a galera em São Paulo neste verão. Você vai se surpreender com os paraísos que existem em SP!
1. Praticar Stand Up Paddle (SUP) na Represa Billings
(Reprodução Facebook / Mau Loa SUP)
Sim! Quem disse que precisa de mar para curtir o verão, não conhece as atividades que rolam na Represa Billings: além do Stand Up Paddle, também dá para andar de caiaque! Lá você pode alugar uma prancha (por 1h ou meia hora) e até se matricular em um curso de SUP com personal e tudo. A hora de aluguel custa, em média, R$ 50.
2. Passear de lancha na Represa de Guarapiranga
(Reprodução Facebook / VivantSP)
O Yatch Club Santo Amaro, que fica às margens da Represa de Guarapiranga, oferece um serviço de passeio de lancha incrível pelas águas da represa: o VivantSP. Por se tratar de uma embarcação de alto padrão, o preço não é dos mais baratos. Mas, se for para juntar a galera para fazer algo diferente - e inesquecível - a experiência valerá a pena! Os pacotes incluem comida, bebida e até pernoite. Para saber mais sobre os pacotes, ligue (11) 2599-8273 ou entre em contato pelo [email protected].
3. Curtir as praias da represa (sem precisar sair da capital!)
(Reprodução Facebook Prainha do Guarapiranga / Foto Beatriz Souza)
Quem disse que SP não tem praia, hein? As águas da Represa de Guarapiranga são próprias para banho, o que possibilitou a criação de 18 praias em sua orla! Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é exclusivamente para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a praia do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.
4. Refrescar-se nas cachoeiras do Parque da Cantareira (sem precisar sair da capital!)
(Reprodução Portal do Governo / trilhasdesaopaulo.sp.gov.br)
Aposto que você também não sabia que dava para banhar-se numa cachoeira dentro da cidade de São Paulo, certo? Mas dá sim! No Parque Estadual da Cantareira, localizado na Zona Norte da capital, você pode se aventurar por diversas trilhas e entrar em contato com a natureza, considerando que o local preserva parte da Mata Atlântica em seu território. Na Trilha da Cachoeira você vai se deparar com três belíssimas quedas d'água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu. As trilhas são autoguiadas nos finais de semana e monitoradas de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 15h30.
5. Tomar uma gelada em algum bar com área externa
(Reprodução Facebook / Pitico)
Em São Paulo existem diversos bares que já estão preparados para as tarde mais calorosas, com terraços, áreas externas, mesas na calçada, rooftops e etc. O bar Pitico (foto), por exemplo, fica localizado em Pinheiros e combina com o clima de verão, oferecendo cadeiras de praia para os clientes se sentarem! Para conhecer outros bares assim, acesse nossa lista de 12 bares para aproveitar o verão em São Paulo.
6. Virar a noite em alguma balada que tenha terraço ou rooftop
(Image Dealers / Reprodução Página Oficial Facebook AIR ROOFTOP)
Como curtir uma noitada sem se sentir como um assado no forno? É simples: basta apostar em bares e baladas que possuem rooftops para curtir a noite! A Air Rooftop, por exemplo, é uma festa pop-up que ocupa o terraço do Shopping Light, no Centro. Numa balada dessas, é impossível passar calor! Para saber de mais lugares assim em SP, acesse nossa matéria: 11 bares e baladas com rooftop para curtir as noites quentes de verão.
7. Aproveitar as festas sunset que rolam durante o dia em SP e no litoral
Reprodução Facebook / Cafe de La Musique São Pedro
Verão: é tempo de aproveitar o dia! Tão importante quanto curtir uma noitada é aproveitar as festas sunset que rolam durante o dia na cidade e no litoral. O Cafe de La Musique São Pedro, por exemplo, fica no Guarujá e bomba de sunsets legais para curtir os dias de verão. Para ficar sabendo de mais festas assim, acesse nossa matéria: Confira as melhores sunset parties para curtir em São Paulo e no litoral.
8. Contemplar o pôr do sol da cidade em lugares que tenham uma vista sensacional
(Praça Pôr do Sol / Shutterstock)
Sem dúvidas, o grande protagonista do verão é o sol. Em São Paulo, existem vistas maravilhosas, muito além do estereótipo de "selva de pedra"! Você pode contemplar o pôr do sol na famosa Praça Pôr do Sol, por exemplo - perfeita para juntar os amigos e dar um pause na correria do dia a dia. Vale até levar um violão pra fazer um som, enquanto assiste ao espetáculo! Para conhecer outros lugares assim, acesse nossa matéria: 10 lugares incríveis para curtir o pôr do sol em São Paulo.
9. Assistir a uma sessão de cinema ao ar livre
(Jotape / Reprodução Facebook Oficial Mirante 9 de Julho)
Tem programação cultural para o verão também! São Paulo, essa cidade maravilhosa que tem programação para todos os gostos, também oferece sessões de cinema ao ar livre noturnas - programa perfeito para sair de casa nas noites quentes! O Mirante 9 de Julho, por exemplo, oferece essas sessões regularmente. Ah - elas são gratuitas ♥
10. Passear de pedalinho no Parque Ecológico do Tietê
(Shutterstock / Foto ilustrativa)
O Parque Ecológico do Tietê, localizado entre São Paulo e Guarulhos, é um verdadeiro oásis de natureza no meio do centro urbano. Com vasta área verde e muitos animais exóticos, como quatis, por exemplo, o parque é uma boa sugestão para quem quer curtir os dias quentes do verão em contato com a natureza. Muitas atividades do parque são gratuitas (como o aluguel de churrasqueira, por exemplo, que deve ser reservada com antecedência). O destaque é o passeio de pedalinho pelo lago do parque, algo que a gente nem imagina que dá para fazer em São Paulo!
11. Refrescar-se e curtir o dia em um piscina day use
(Divulgação / Hotel Unique)
Alguns hotéis e clubes em São Paulo disponibilizam sua piscina para o uso diário de pessoas não-associadas, mediante a uma taxa (que nem se compara ao valor das mensalidades ou hospedagens dos mesmos). Quando o calor bater, não precisa mais ir atrás daquele amiguinho(a) que tem piscina - basta aproveitar esse esquema para curtir os dias mais quentes! O hotéis Grand Hyatt, Mercure Grand, Blue Tree, Unique (foto) e Hilton oferecem esse serviço.
Mas, se você não quiser pagar nada, pode desfrutar da mesma refrescância nas piscinas públicas da cidade - sem pagar nenhum centavo por isso. Dá uma olhada na nossa lista: 9 piscinas públicas para curtir o verão em São Paulo.
12. Aproveitar a programação 24h do Parque Ibirapuera para fugir do sol ardente
(Parque Ibirapuera à noite / Shutterstock)
Quando chega o verão, as pessoas sempre recomendam os parques como um bom programa para aproveitar o dia. Mas o que ninguém te conta é que, nos dias quentes, ficar sob o sol é uma tarefa quase insuportável! Nesse verão, aproveite o melhor do Parque Ibirapuera com sua programação 24h, o que permite que as pessoas aproveitem as manhãs e as noites mais frescas, sem aquele sol ardente te torrando.
13. Aproveitar a programação de domingo na Paulista Aberta
(Avenida Paulista aberta / Shutterstock)
Aos domingos, a Avenida Paulista é fechada para carros e aberta a pedestres, o que faz do cartão-postal da cidade se transformar num espaço de lazer, cultura e diversão. Para quem quiser andar de bike ou se exercitar, este é o lugar ideal! Mas, além disso, a Paulista Aberta é perfeita para quem quer curtir o clima de verão nos barzinhos da avenida.
14. E curtir as festas de rua gratuitas da cidade
(Free Beats / Reprodução Facebook)
No verão, a última coisa que a gente quer é ficar trancado dentro de casa, certo? Por isso que nada melhor do que aproveitar as noites quentes na rua - a melhor pista de dança que a cidade pode oferecer! Algumas festas, como a Free Beats (foto), acontecem a céu aberto em espaços urbanos, com entrada gratuita para quem quiser participar. Para saber mais da programação da Free Beats, acesse a página deles aqui.
Por Luísa Celiberto
Atualizado em 8 Nov 2016.