Os coletivos culturais estão cada vez mais populares e isso se deve - com certeza- a fome que muitos têm de mudar o mundo, ou melhor, a cidade que vivem! Só em São Paulo, existem milhares de coletivos investindo seu tempo em projetos voltados para arte, cultura, música e afins.
+ Conheça 11 lançamentos de livros que você tem que ler
+ Os melhores livros de suspense para você ler
+ Saiba onde assistir cinema ao ar livre em SP
Que tal conhecer alguns dos coletivos que prometem se redobrar em 2016 pra deixar São Paulo mais alegre e consciente?
Voodohop
O coletivo é um dos maiores da cidade de São Paulo e reúne música, arte e cultura pelo centro da capital. Desde 2009, a Voodoohop ocupa lugares inusitados e distribui muita psicodelia em seus eventos. Criado por um alemão, o coletivo tem como objetivo romper os tabus da sociedade e, por esse motivo, as festas esbanjam libertação. É difícil algo ser proibido na Voodoohop, o underground reina!
Para acompanhar o coletivo clique aqui.
Matilha Cultural
O coletivo ocupa um espaço no centro de São Paulo onde realiza diversas atividades culturais, entre elas, exposições, workshops, feiras e exibições de filmes. Segundo os fundadores do coletivo, a principal ideia é criar um espaço maior para o cenário independente cultural, além de apoiar a causa animal e o meio ambiente.
A Matilha Cultural não é uma ONG, mas o coletivo apoia diretamente grupos como o Greenpeace e o Natureza em Forma. Para seguí-los, clique aqui.Fique de olho na programação do espaço, lá ocorrem debates e outros eventos de movimentos artísticos independentes. <3
Metanol FM
Após comemorar seus 6 anos de existência, o coletivo Metanol FM vai começar 2016 com todo o fôlego possível. Com o objetivo de fortalecer a ocupação cultural de vários locais urbanos e oferecer e ser a favor da cultura de livre acesso na cidade de São Paulo, o Metanol FM realiza eventos periodicamente utilizando recursos vindos das atividades do coletivo além do apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Acompanhe aqui todas os passos do Metanol FM.
Baixo Centro
Trabalhando a área em torno do Minhocão, o Baixo Centro é um coletivo que proporciona música, arte e muito mais nas ruas de São Paulo. Com um único interesse, apropriação do espaço público, o coletivo traz em seu festival colaborativo uma experiência única.
Para ficar em dia com os eventos extras que o Baixo Centro realiza, clique aqui.
Coletivo Alma
Com o intuito de realizar ações de educação ambiental por toda a cidade, o Coletivo Alma chama a atenção para o meio ambiente dentro da metrópole. Troca de brinquedos, reciclagem e bazar de roupas são apenas alguns dos eventos que o grupo realiza.
Para 2016, o coletivo promete continuar inovando e trazendo mais verde para dentro da cidade, assim como qualidade de vida. Para segui-los, clique aqui.
Por Juliane Romanini
Atualizado em 4 Jan 2016.