Guia da Semana

Muita gente anda irritada com o WhatsApp, ainda mais agora que ele foi comprado pelo ricaço do Mark Zuckerberg e os rumores de que os serviços (WhatsApp + Facebook + Instagram) serão unificados só aumentam.

+ Aplicativos para baladeiros de plantão
+ 8 aplicativos de paquera que você tem que conhecer
+ Testados e aprovados: 5 aplicativos de táxi em São Paulo

Mesmo com o próprio Mark afirmando que nada vai mudar, os amantes da zoeira, azaração e grupos de putaria estão preocupados com essa possibilidade e também não curtem o fato do aplicativo ser gratuito por apenas um ano, depois disso é necessário pagar US$ 0,99.

Bacana que é e entendido das coisas alternativas, o ObaOba listou oito apps, além dos já badalados Hangout e Skype, que são ótimas opções para quem quer bater um papo com o pessoal sem ter dor de cabeça. Se liga:

Relay

Relay é a nova mania da internet, pois com ele você pode, enfim, ter uma conversa cheias de GIFs e memes, ao contrário de outros serviços de troca de mensagens que só mostram os links para as animações, o Relay reproduz as imagens na linha do tempo. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Viber

Compatível com quase todos os sistemas mobile, o Viber é a melhor opção para quem quer sair do WhatsApp, pois também usa o seu número de telefone como a principal fonte de informação dos contatos, permite a troca de mensagens e inclusive a realização de chamadas. Disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows.

MessageMe

Assim como os demais, o MessageMe também permite o envio de mensagens via internet sem custos e como grande diferencial, ele permite o envio de desenhos feitos na hora para seus contatos igual na época do MSN Plus, além de fotos, vídeos, áudio e sua localização atual. Disponível na faixa para Android e iOS.

Snapchat

O melhor substituto para os amantes da safadeza é, sem dúvidas, o Snapchat, um simples aplicativo de mensagens que são destruídas após 10 segundos. Ele é ideal para quem não gosta de históricos de mensagens e também para quer ver uns peitinhos. Disponível para Android, iOS e Windows.

Wickr

O Wickr é um aplicativo que permite o envio de mensagens gratuitas pela internet, mas com o diferencial de que os dados são todos criptografados. O app por ser meio chatão não conta com muitos usuários, mas esse recurso faz dele o mais seguro caso você precise passar umas senhas para alguém. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Fring

Menos popular que os demais, o Fring é bem menos completo que o WhatsApp, mas tem um diferencial interessante: ele permite chamadas de vídeo em grupo, além de mandar mensagens e arquivos. Totalmente gratuito e compatível com Android e iOS.

Line

O Line é um aplicativo muito semelhante ao já citado Viber. Ele permite o envio de mensagens em texto e ligações por internet, sem custos, mas o grande diferencial é o uso de stickers. Disponível em versões gratuitas para Android, iOS e Windows.

WeChat

Por fim, o WeChat é tão fácil de usar quanto o WhatsApp, o que fez dele o mais popular na China. Com o app é possível se conectar pelo Facebook para que seus contatos o encontrem rapidamente. O programa também permite trocar textos, imagens, contatos, locais e vídeos. Também tem versões para Android, iOS e Windows.

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 20 Mai 2014.