É engraçado como a moda sempre insiste em nomear as "tendências". Já vimos os homens vaidosos serem taxados de metrossexuais, os moderninhos e seus óculos de aro redondo transformando-se nos hispsters e, mais recentemente, a velha camiseta branca ser colocada sob a égide do normcore. Agora, o cenário urbano foi invadido por uma nova onda: o lumbersexual. Mas, o que é isso? Imagine aquele rapaz com uma barba generosa, uma camisa xadrez e uma botinha à la Strokes. Seria o Jake Bugg? Não, estamos falando dos lumberssexuais. O apelido vem do inglês lumber, que quer dizer lenha. Do Brooklyn a Berlim, os "neolenhadores" chegaram a São Paulo e estão dando o que falar.
+ Descubra como ser hispter - só que ao contrário
+ Confira 6 gafes do mundo da moda
+ Relembre a moda clubber dos anos 90
Tom Puzak, no site GearJunkie, foi um dos primeiros a proclamar a tendência. Para ele, os metrossexuais estão deixando a cidade e preferindo a vida campestre - por isso a camisa xadrez e o jeans desbotado. Tudo metaforicamente, é claro. A estética rigorosa deu lugar a hábitos "sujinhos", porém não menos ajeitados. Para Puxak, a lumbersexualidade é um grito contra o normcore, que teria acabado com as tendência da moda masculina.
A lumbersexualidade também pode ser considerada uma forma de o público masculino, teoricamente avesso às ditaduras da moda, incorporar um estilo para chamar de seu. Entra em cena o imaginário do homem grandalhão que, agora, graças aos deuses da moda, pode navegar por sites de estilo e garimpar a sua mais nova botinha de trilha da Timberland e desfilar pelas ruas pagando de it boy.
Não contende, Tom Puzak continuou a decretar as novas regras. Para o blogueiro, o lumbersexual passa a reapropriar os códigos da estética masculina que teriam sido "roubados" pelos homossexuais. É que, para ele, a atitude dos autênticos trabalhadores rurais fora apreendida pelos gays, que colocaram o lenhador como ícone do mercado pornô gay. Portanto, o lumbersexual, em seu apoderamento, inspira-se no bear, o típico gay barbudo e forte, sem deixar de afirmar, é claro, a sua virilidade.
Parece, então, que o fundamento da tendência não se passa de uma imposição na qual o homem heterossexual resgata ou adota hábitos do mundo gay. Um dos argumentos, por exemplo, coloca David Beckham como percursor da persona metrossexual, que adotou o "hábito gay" de cuidar do corpo, com os infindáveis cremes que passaram a residir em suas prateleiras. Seriam, então, Hugh Jackman, Ryan Gosling ou Gerald Butler lumbersexuais? Segundo Tom Puzak, sim. Mas, é bom deixar claro que o tal lenhador sexy não se importa muito com o que vê por aí. Para o BuzzFeed, as palavras-chave do estilo são: natureza, madeira, barba, couro, denim, xadrez e flanela.
A revista Cosmopolitan chegou a perguntar às suas leitoras: você está saindo com um homem lumbersexual? Descubra aqui! Se você perceber que sim, para a revista, você tem sorte. E aí, você também é um lumbersexual? Se você não entendeu nada, confira aqui a explicação de Tom Puzak para a lumbersexualidade.
Por Ricardo Archilha
Atualizado em 3 Dez 2014.