Passar de 8 a 10 horas do dia no local de trabalho é parte da rotina da maioria das pessoas. Por isso, é muito comum que se crie laços mais fortes de identificação com algumas pessoas, descobrindo amizades ou até algo a mais. Mas, como saber qual a melhor maneira de agir se você estiver interessado em alguém do trabalho para que nenhum dos dois (e nem a empresa) sejam prejudicados?
+ Os 10 melhores tipos de beijo
+ 12 dicas de como conquistar a gata no primeiro beijo
+ 10 dicas para você arrasar no sexo oral com sua gata
Confira as nossas dicas a seguir!
Primeiramente, descubra a política da empresa sobre a situação
Normalmente, no Brasil, as empresas não costumam restringir a relação entre dois funcionários, desde que o relacionamento entre eles não esteja atrapalhando a execução do trabalho de ambos. Mas, existem algumas empresas que especificam que o relacionamento pode ocorrer, desde que as pessoas não sejam do mesmo departamento. Também existem empresas que proíbem de maneira geral. Por isso, certifique-se com o setor de RH qual a política da empresa, para que não ocorra nenhum tipo de desentendimento futuro.
Observe se o interesse é mútuo
É fundamental, em qualquer tipo de início de relacionamento, que as duas partes compartilhem o interesse nessa relação. Quando se está interessado em alguém do trabalho, este quesito é ainda mais importante, porque se houver algum tipo de interpretação errada ou de mal entendido, ainda será necessário conviver com a pessoa e tratá-la de maneira profissional e imparcial. Então, tome cuidado, tente enxergar todas as ações da outra pessoa de maneira racional, para não se confundir, nem se precipitar!
Trabalho é trabalho, relacionamento à parte
Você pode ter certeza de que, por mais liberal que seja a empresa, ninguém que está lá dentro quer ver trocas de mensagens ou de carinhos entre você e a pessoa que está se relacionando. Vocês foram contratados pelas suas habilidades profissionais e pelo interesse em fazer com que a empresa cresça e se desenvolva. Por isso, tenha sempre em mente que o ambiente de trabalho deve ser levado a sério e respeitado por todos. A partir do momento em que vocês pisarem fora do ambiente, seja em um happy hour ou em um encontro, a situação já é outra e fica muito mais tranquilo para compartilhar esse tipo de afeto.
Comunique para os seus superiores
É muito importante que os chefes dos dois estejam cientes do relacionamento de vocês. Por mais que vocês mantenham uma relação profissional, é inevitável que exista alguma troca de olhares, ou algum tipo de situação em que apareça uma piada interna entre vocês, por exemplo. Então, para evitar que exista qualquer tipo de fofoca ou de intriga dentro da empresa, garanta com que os chefes saibam diretamente de vocês. Assim, eles entenderão como vocês estão sendo maduros a respeito do assunto e vão achar mais fácil de lidar com qualquer tipo de problema do que se tivesse ouvido boatos nos corredores.
Não esqueça de ter momentos só seus
Este conselho é fundamental para qualquer tipo de relacionamento. Mas, quando se trata de estar interessado em alguém do trabalho, é ainda mais importante. Passando quase metade do seu dia com a pessoa, pode ser que você sinta que não tem mais o seu próprio espaço, que só esteja convivendo como um casal. Porém, não se desespere! Garanta com que a outra pessoa entenda que você precisa de alguns momentos sozinho, através de uma boa conversa sobre o assunto. Com certeza, a pessoa vai compreender e aceitar — até porque, muito provavelmente, ela também vai querer um momento próprio dela.
Então, não tenha dúvidas, ficar junto é muito bom, mas tem hora e tem lugar. A partir do momento em que não há mais nenhuma barreira que impeça que os dois fiquem juntos, cabe só ao casal se comportar da melhor maneira no ambiente profissional, para que eles sejam reconhecidos pelo trabalho, e não por serem o casal do escritório.
E ai, gostou das nossas dicas? Se você já passou por este tipo de situação, comente como foi o seu processo desde estar interessado em alguém do trabalho, até o desenrolar da história!
Atualizado em 19 Mai 2015.