Guia da Semana

Amor não correspondido. Que atire a primeira pedra quem já não passou por isso ou, pelo menos, não conhece alguém que tenha vivenciado essa amarga experiência. E se a situação em questão diz respeito àquele cara que você está ficando há algum tempo e ele revela que não quer nada sério com você, o gostinho, além de amargo, é também azedo.

+ 12 dicas para superar aquela crush irresistível
+ 10 perguntas que casais que estão juntos há muito tempo não aguentam mais ouvir
+ 20 dificuldades de ser uma pessoa emotiva

Nessa situação o que todo mundo se pergunta é: o que devo fazer agora? A pergunta é difícil de ser respondida, mas nós demos um jeito e separamos 7 dicas para você se sair bem nessa situação. Confira!

1. Como saber se devo ou não insistir?

A primeira coisa a se considerar antes de responder a essa pergunta é se ainda existe contato entre vocês ou não. Em alguns casos, o cara não quer ter um relacionamento sério, mas quer continuar saindo com você. Se esse é seu caso, há muitas chances de ter um namoro sério com ele. Mas dê tempo para tocar no assunto novamente, muito tempo na verdade. E, enquanto isso, vá apresentando motivos que o façam querer namorar com você.

O outro lado da moeda é quando o boy prefere parar de te encontrar para não alimentar falsas esperanças ou por qualquer outra razão. Nesse caso, é melhor dar um tempo e avaliar se realmente você está a fim dele. Se a resposta for positiva, espere algum tempo e envie uma mensagem simples, apenas cumprimentando-o. Se a resposta for calorosa, talvez ainda valha a pena o investimento. Se não for, é melhor repensar e aceitar que ele não está a fim de você!

2. Não force uma conversa

Depois de o boy dizer não, provavelmente você vai ouvir explicação. Até aí tudo bem, afinal é comum qualquer pessoa explicar suas decisões. O que muitas vezes acontece é que a pessoa rejeitada insiste em encontrar logo depois para rebater todas as justificativas que ele usou na esperança de fazê-lo mudar de ideia. Mas não funciona assim. E, na verdade, o que acontece quando alguém força demais a barra é causar um afastamento ainda maior, pode acreditar!

3. Reveja o relacionamento

Nessa hora é importante que você faça um raio-x do momentos que passaram juntos até ali para descobrir o que o levou a dizer não. Se, por exemplo, ele sempre pediu por mais espaço, mas você sempre estava próxima(o) demais, isso pode ter o aborrecido. Ah, o contrário também pode acontecer!

4. Tente manter a calma!

É comum, depois de qualquer rejeição, ficar pensando apenas naquela pessoa e tentando descobrir meios para reconquistá-la. Mas o ideal mesmo é tentar relaxar para poder pensar tranquilamente e elaborar um próximo passo. Quem fica martelando muito sobre o assunto, acaba tendo atos descontrolados e impulsivos que geralmente só o afastam mais, como ficar ligando de madrugada ou enviando mensagens depois de beber.

5. Não tente causar ciúmes

Com o objetivo de fazer o cara mudar de ideia e voltar atrás na decisão, muita gente cria situações para causar ciúmes. Hoje em dia, com muitas redes sociais e todos conectados, isso não é nada difícil, não é mesmo? Se você sentir essa vontade, tente se conter a todo custo! Na maioria das vezes, o boy vai ver isso como uma atitude desesperada que só irá reforçar a decisão que ele tomou. Acredite, é um tire do pé!

6. Não suma totalmente de vista

Se quer realmente investir nesse cara, você também não pode sumir do mapa. Como dito acima, é preciso dar um tempo para que os dois pensem, mas fazer-se presente no momento certo é fundamental. “Quanto tempo?”, você provavelmente vai perguntar. A resposta é difícil porque é relativa: varia de acordo com cada situação. Mas tente se lembrar de que dois dias é sempre muito pouco e um mês pode ser demais!

7. É preciso saber quando desistir!

Não é um bom sinal quando alguém fica esperando por um longo tempo ou gastando muita energia para fazer com que o homem dos sonhos engate em um relacionamento sério. Na verdade, provavelmente estará em sofrimento e muitas vezes em silêncio, sem contar para os amigos com vergonha de recriminação.

Nessa hora, por mais que seja doloroso, é melhor sair da relação e ir em busca de sua felicidade. No início será doloroso, mas lembre-se: solteiro(a) as chances de conhecer alguém que queria o mesmo que você são bem maiores!

E você, já passou por uma situação em que o boy não queria um relacionamento sério? O que você fez? Queremos saber sobre a sua experiência e para isso basta deixar um comentário!

Atualizado em 3 Jul 2015.