Guia da Semana

Já faz um tempinho que o verão passou, mas o que importa a época do ano? O desejo de ficar em forma não passa nunca. Existem pessoas que estão sim acima do peso, mas algumas são mais “neuróticas” do que o normal, afinal, vai dizer que você nunca se olhou no espelho, viu milhares de gordurinhas a mais mesmo sabendo que não engordou praticamente nada?

+ Dietas que fizeram sucesso em 2013
+ Os drinks menos calóricos e dicas para não passar vontade
+ Veja 9 dicas de como emagrecer sem precisar encarar a academia

Nós do ObaOba resolvemos entrar naquele momento fitness que as amigas amam e dar uns toques sobre os grandes vilões na hora de perder uns quilinhos:

Sal

Além de fazer mal à saúde, o excesso de sal pode reter líquido e deixar você naquele estado que todo mundo odeia: inchada.

Álcool

Pois é, nosso melhor amigo nas horas tristes e felizes também é um dos grandes vilões na hora de perder a barriguinha. Estudos apontam que só uma caipirinha mais uma latinha de cerveja já somam cerca de 430 calorias, humpf. Ou seja, faça da bebedeira momentos raros ou então vire um copo de vodka que tem 240 calorias, hahahaha.

Image and video hosting by TinyPic

Refrigerante

Nenhuma surpresa, não é? Todo mundo sabe que refri não faz bem à saúde, muito menos pra quem quer perder peso. A bebida tem muita adição de açúcar em forma de adoçantes, o que leva você ao “vício”. Mas fazer o que se Coca-Cola é bom?

Fritura

Todo mundo sabe que fritura não é nada saudável. Entre os diversos motivos que você tem para não consumir, o fato dela favorecer doenças como úlceras, gastrites e problemas cardiovasculares é um ótimo começo. Sem contar que dificilmente você vai emagrecer comendo batatas fritas e salgadinhos diariamente.

Pães

Carboidratos, mais carboidratos, mais carboidratos...Óbvio que você não vai cortá-lo da sua alimentação, afinal, ele é essencial para “manter você em pé”. Quer uma dica? Consuma alimentos com alto índice de carboidratos até umas 18h que é o horário que o seu corpo para de funcionar a todo vapor, depois o melhor caminho é investir nas proteínas.

Image and video hosting by TinyPic

Açúcar

Assim como sal em excesso faz mal, o açúcar também faz, óbvio. O alto teor de frutose em nosso organismo pode prejudicar a memória, causar pressão alta e favorecer o derrame. Mas você não deve ficar preocupado com essas coisas, é só tomar cuidado e não consumir em excesso, assim evita doenças e quilinhos indesejados.

Image and video hosting by TinyPic

Comer poucas vezes por dia

O ideal é comer de 3h em 3h, assim o seu organismo não fica com aquela fome absurda na hora de jantar e você acaba comendo mais do que devia, a famosa “gula”. Por isso, o melhor jeito de manter o seu peso ou emagrecer é comer sempre em intervalos pequenos. Pode ser iogurte, uma barrinha de cereal ou torradinhas, o importante é não ficar de estômago vazio.

Abacate e Açaí

Sabe aquele potão que você come de açaí com granola e banana? Então, você pode até estar sendo saudável e repondo as energias, mas não vai adiantar nadica na dieta, muito menos aquela comida mexicana recheada de abacate, hahahaha. Tanto um quanto o outro são ricos em calorias, cuidado. ;)

Produtos industrializados

Não importa o que seja, se é apenas um milho em conserva ou um molho de tomate, tudo que é industrializado tem altas quantidades de sódio e isso faz com que você retenha mais líquido no corpo. Caso você não saiba, alimentos enlatados e congelados tem esse alto teor para que não estraguem em pouco tempo.

Image and video hosting by TinyPic

Falta de água

O líquido é praticamente sagrado para o seu corpo. Além de limpar o seu organismo, a água gelada ajuda a dar aquele up que a sua dieta estava precisando. O ideal é beber mais ou menos 3 litros de água por dia, assim você repõe tudo o que perdeu.

Por Juliane Romanini

Atualizado em 20 Mai 2014.