Durante a virada do ano existe um desejo que costuma ser unânime: começar o novo ciclo com o espírito renovado, um pote de boas energias e mudanças favoráveis. Para isso, tem muita gente que recorre a mandingas e segue tradições que prometem sorte, amor, dinheiro e por aí vai. As simpatias de Ano Novo vão de comidas especiais que não podem faltar na ceia a pequenos costumes para quem passa a virada na praia.
Conheça as 10 superstições de Ano Novo mais comuns e que, reza a lenda, são infalíveis - ou pelo menos dão uma mãozinha:
Presentear Iemanjá
Foto: Shutterstock
Flores, sabonetes, velas ou qualquer outra oferenda a Iemanjá na virada do ano faz com que todos os problemas sejam levados para o fundo do mar e devolvidos em forma de ondas, resultando em sorte para o ano que está por vir.
Simpatia da romã
Foto: Shutterstock
A fruta é símbolo da fertilidade e também da prosperidade, uma das razões dessa simbologia é pelo fato dela conter várias sementes. Para realizar a simpatia da romã para o Ano Novo, corte-a ao meio, escolha 3 sementes e segure-as nos dentes à meia-noite. Após este momento, seque os grãos, envolva-os em um papel branco e guarde durante todo o ano.
Lentilha na ceia de Ano Novo
Foto: Shutterstock
Diferente do que muitos pensam, a lentilha não simboliza a vinda de dinheiro, e sim fartura. Se você visa ter um ano farto e com muita comida, uma colher de lentilha na ceia de Ano Novo promete ser tiro e queda – uvas e avelãs também são consumidas para pedir por abundância.
Pular sete ondas à meia-noite
Foto: Shutterstock
Segundo os gregos, o mar tem um poder espiritual e pode renovar nossas energias, mas foram os africanos que trouxeram à tona a tradição de pular as ondas. E por que sete? É um número espiritual e, ao pular as ondas, você invoca Iemanjá, que dá forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir.
Roupa branca no Réveillon
Foto: Shutterstock
A tradição de usar roupa branca no Réveillon veio das tribos africanas que usavam trajes brancos, cor que simboliza a paz e purificação espiritual, para homenagear Iemanjá na virada do ano.
Vinho/Espumante para a virada do ano
Foto: Shutterstock
Nas religiões cristãs, o vinho é considerado sabedoria e vida, e por ser feito com uvas, acredita-se que a bebida traz sorte e prosperidade para o novo ano. É importante lembrar de sempre consumir em taças de cristal, pois a mesma purifica as energias espirituais.
Evitar consumo de aves na ceia de Ano Novo
Foto: Shutterstock
Os supersticiosos acreditam que na noite do Ano Novo não se deve consumir galinhas ou frangos, por exemplo, pois elas ciscam para trás e isso significa atraso na vida. Ao invés dessas proteínas, prefira ingerir carne de porco ou peixe, ambos animais que se movimentam sempre para frente.
Frutas secas ou cristalizadas na ceia de Réveillon
Foto: Shutterstock
Pode-se dizer que é desta tradição que nasceu o amor pela tão rejeitada uva-passa. Além dela, frutas secas como pêssego, figo e avelãs simbolizam sorte e fartura. Outra simpatia de Ano Novo prática é comer doze bagos de uva, sendo um para cada mês, e realizar um pedido para cada um. Os caroços devem ser guardados na carteira durante todo o ano. A fruta é sinônimo de prosperidade.
Lingerie colorida no Ano Novo
Foto: Shutterstock
Pra fazer contraste com a cor branca, que é um clássico de Ano Novo, reza a lenda que é sempre bom apostar nas lingeries coloridas para o Réveillon. Cada cor tem o seu significado e atrai energias boas para o novo ciclo. O amarelo, por exemplo, é sinônimo de otimismo, prosperidade e alegria; o roxo, magia e mistério; o azul, tranquilidade e harmonia; o vermelho, paixão e energia, e por aí vai...O que você quer para 2019?
Simpatia de dinheiro no sapato
Segundo os povos do Oriente, a energia do corpo entra pela região dos pés, e é por isso que a simpatia prega que durante a noite de Réveillon, as pessoas devem guardar uma nota de dinheiro no bolso e colocar outra no sapato.
Por Redação Oba Oba
Atualizado em 10 Dez 2018.