A camisa verde e amarela do Brasil é uma das mais conhecidas do futebol mundial, tanto pela alegria das cores quanto pelos grandes talentos do esporte que a vestiram na história da Copa do Mundo. Mas você sabia que a camisa da seleção brasileira já foi branca e azul?
+ Saiba mais sobre a Copa 2014 no especial do Guia da Semana
Confira na nossa galeria como eram as camisas do Brasil em edições passadas da Copa do Mundo!
1930
Na época, apenas treze seleções participaram do torneio e o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase.
1934
Essa foi a primeira Copa do Mundo em que houve eliminatórias. Dezesseis países participaram do torneio, sendo doze europeus. O Brasil jogou apenas uma partida, contra a Espanha, e perdeu de 3x1, terminando o mundial na 14ª colocação, a pior de sua história.
1938
Leônidas da Silva, o primeiro grande craque da seleção brasileira, usou essa camisa e terminou a Copa como artilheiro, com 7 gols. Nessa Copa, o Brasil ficou na terceira colocação, após perder da Itália nas semifinais por 2x1 e vencer a Suécia na disputa pelo terceiro lugar, por 4x2.
1950
Após 12 anos sem Copa do Mundo por conta das Guerras Mundiais, a competição voltou à tona em 1950. Nesse ano, aconteceu a primeira Copa do Mundo sediada no Brasil. Mas, para a infelicidade dos torcedores brasileiros, a seleção perdeu a final contra o Uruguai por 2x1.
1954
Nessa edição da Copa, o Brasil foi eliminado nas quartas de finais pela poderosa Hungria, que tinha como grande estrela o jogador Puskas.
1958
Pelé e Garrincha foram as maiores estrelas desse mundial, treinados pelo técnico Vicente Feola. O Brasil ganhou a final contra a França por 5x2, até hoje a maior goleada em uma final de Copa do Mundo.
1962
Pelé e Garrincha continuaram a brilhar na competição e ajudaram a garantir o bicampeonato brasileiro. A final foi vencida contra a Tchecoslováquia, em uma virada por 3x1.
1966
Mesmo com um time brilhante, o Brasil foi mal na Copa de 1966. A seleção não conseguiu defender seu título e foi eliminada ainda na primeira fase, após vencer a Bulgária na estreia e perder para Portugal e Hungria por 3x1.
1970
1970 foi o ano de recuperação do futebol brasileiro! Em pesquisas realizadas em todo o mundo, a seleção brasileira de 1970 sempre aparece como uma das melhores de todos os tempos. A final foi disputada contra a Itália com vitória de 4x1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto.
1974
Após a saída de estrelas como Pelé, Gérson, Tostão, Carlos Alberto e Clodoaldo, a seleção não conseguiu engatar o fôlego da Copa de 1970 e terminou o mundial em quarto lugar, após perder de 2x1 para a Holanda nas semifinais e de 1x0 para a Polônia na disputa pelo terceiro lugar.
1978
Em 1978, o Brasil não fez uma boa campanha na primeira fase e conquistou um terceiro lugar bem apertado, após vencer a Itália.
1982
Apesar de ter exibido um futebol bonito e bem jogado na Copa do Mundo de 1982, a equipe liderada por Telê Santana, que era favorita, acabou eliminada pela Itália nas semifinais. Craques como Zico, Falcão, Sócrates e Júnior jogaram com essa camisa.
1986
Com uma seleção que ainda exibia o belíssimo futebol de 1982, o Brasil terminou a Copa de 1986 em quinto lugar, com uma derrota contra a França nas quartas de final.
1990
O Brasil foi eliminado pela Argentina nas oitavas de final. Mesmo assim, durante toda a competição, o time mostrou um desempenho inesperado, vencendo todas as partidas até então. Foi a primeira copa da chamada Era Dunga, que mudou a forma de jogar da seleção brasileira.
1994
Após 24 anos de jejum, enfim o Brasil conquistou o tetracampeonato, em uma partida emocionante vencida nos pênaltis contra a Itália. Romário, Dunga, Bebeto e Taffarel são alguns dos grandes nomes do futebol brasileiro que usaram a camisa.
1998
A Copa de 1998 foi uma das mais polêmicas de todos os tempos, com uma derrota inesperada do Brasil por 3x0 na final contra a França, após uma campanha brilhante em todo o campeonato.
2002
Esse foi o ano da conquista do pentacampeonato do Brasil, após uma vitória emocionante na final contra a Alemanha por 2x0. Os três R’s brilharam como nunca: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo.
2006
Apesar de chegar à competição como uma grande estrela, já que havia vencido a Copa de 2002, o Brasil não se saiu bem em 2006. A seleção brasileira perdeu para a França nas quartas de final e, com isso, não se classificou para as semifinais.
2010
A seleção brasileira fez uma campanha bem-sucedida na primeira fase (com vitórias sobre a Coreia do Norte e a Costa do Marfim e empate com Portugal) e nas oitavas de final (3x1 contra o Chile), mas perdeu de 2x1 para os Países Baixos nas quartas de final e foi eliminada.
2014
Será esse o uniforme que o time brasileiro estará usando na conquista do hexacampeonato?
Por Conceição Gama
Atualizado em 26 Mar 2014.