O vôlei de praia é um dos esportes que foram integrados recentemente nas Olimpíadas. O jogo começou a ganhar destaque e campeonatos de nível mundial no início da década de 90. As Olimpíadas de 1996, em Atlanta, marcou a estreia do esporte. De lá pra cá, Brasil e Estados Unidos dominaram e o nosso país até tem mais medalhas (11 a 9), mas perde no número de ouros (6 a 2).
Os brasileiros Ricardo e Emanuel são os recordistas de medalhas. Além disso, Emanuel e a australiana Natalie Cook foram os únicos a participar de todas edições das Olimpíadas.
O Brasil possui, no total, 2 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze e promete aumentar esse número em 2016.
Sabe quem já trouxe medalhas para o país? O Guia da Semana mostra pra você. Confira:
Jacqueline Silva e Sandra Pires - Atlanta/96
A primeira medalha de ouro do país veio numa final brasileira. Jacqueline e Sandra superaram as compatriotas Mônica e Adriana para ficarem com a histórica medalha de ouro.
Mônica Rodrigues e Adriana Samuel - Atlanta/96
A festa foi brasileira! Mônica e Adriana não se abalaram e vibraram com a medalha de prata em Atlanta.
Zé Marco e Ricardo Santos - Sydney 2000
A primeira medalha dos homens veio atráves de Zé Marco e Ricardo Santos. Eles ficaram com a prata após perderem dos americanos Blanton e Fonoimoana
Adriana Behar e Shelda - Sydney 2000 e Atenas 2004
Adriana Behar e Shelda fizeram história juntas. Nas Olimpíadas de 2000 e 2004, elas fizeram campanhas incríveis e acabaram ficando com a prata em ambas edições.
Adriana Samuel e Sandra Pires - Sydney 2000
Adriana e Sandra, que se enfrentaram na final em 1996, se juntaram e conquistaram o bronze em Sydney.
Ricardo Santos e Emanuel - Atenas 2004 e Pequim 2008
Os históricos Ricardo e Emanuel conquistaram a façanha do ouro na areia grega em 2004. Depois, em Pequim, eles ficaram com o bronze. Cada um ainda tem uma medalha com outra dupla.
Márcio Araújo e Fábio Magalhães - Pequim 2008
A dupla Márcio Araújo e Fábio Magalhães fez bonito em Pequim e ficou com a medalha de prata, mas a derrota para os americanos na final doeu bastante na dupla e comoveu o Brasil em 2008.
Alison Cerutti e Emanuel - Londres 2012
Emanuel separou de Ricardo e disputou os Jogos de Londres com o gigante Alison, de 2,03m de altura. Deu a lógica: fizeram bela campanha e ficaram com a medalha de prata.
Juliana Silva e Larissa França - Londres 2012
Depois de ficar sem medalha no feminino em Pequim, as brasileiras voltaram a brilhar em Londres, desta vez com Juliana e Larissa. Elas conquistaram o bronze.
Por Guilherme Schiff
Atualizado em 9 Dez 2015.