O histórico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira nas semifinais da Copa do Mundo 2014 contra a Alemanha não será esquecido tão cedo. O trauma não se deve apenas a elasticidade do placar, mas também ao fato do jogo ter acontecido no Brasil e em frente a milhões de esperançosos torcedores.
No entanto, como diria o ditado, tem sempre alguém que está em situação pior que a sua. A goleada foi apenas a 11ª pior da história das Copas do Mundo. Desde 1930, já houve resultados bem piores do que os 7 a 1. Pensando em consolar os torcedores brasileiros, o Guia da Semana separou uma lista com as maiores goleadas da história das Copas. A ordem está das mais recentes às mais antigas.
Brasil 1 x 7 Alemanha (2014)
Que o Brasil realizou uma das melhores Copas da história não há dúvida. Mas uma das maiores lembranças que vai ficar do evento foi a goleada por 7 a 1 sofrida nas semifinais para a Alemanha.
Além de ter sido a maior goleada da história sofrida pela seleção, a partida ainda contou com um gol de Miroslav Klose, que passou Ronaldo como o maior artilheiro de todas as Copas.
Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (2010)
Todos sabemos que a Coréia do Norte não tem muita tradição no que se refere ao futebol. Na Copa de 2010, ela deu trabalho para o Brasil na 1ª rodada e foi derrotada apenas por 2 a 1.
No entanto, na rodada seguinte, Cristiano Ronaldo e sua turma aplicaram um impiedoso 7 a 0 sobre os coreanos, os eliminando do mundial. Foi a primeira transmissão televisiva estatal da história do país. A vergonha foi tão grande que os jogadores foram humilhados publicamente pelo ditador Kim Jong-Il.
Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (2002)
Na Copa do Mundo da Coreia e do Japão em 2002, a Alemanha também chegou às finais e tinha um time fortíssimo. Klose e Ballack comandavam as boas atuações que só pararam na final contra o Brasil.
Na fase de grupos, foi a vez da Arábia Saudita ser massacrada pelo placar de 8 a 0. Klose (3), Ballack (1), Schneider (1), Linke (1), Jancker (1) e Bierhoff (1) marcaram os gols.
Hungria 10 x 1 El Salvador (1982)
A maior goleada da história da Copa do Mundo aconteceu em 1982, na Espanha. A forte seleção da Hungria não teve piedade da limitada El Salvador e aplicou um massacre de 10 a 1.
Curioso é que este gol de honra é o única da história de El Salvador nas duas participações que teve em Copas. Outro fato interessante é que 7 dos 10 gols da Hungria saíram no 2º tempo.
Iugoslávia 9 x 0 Zaire (1974)
Apesar de já ter sido desmembrada não só como país, mas como seleção, a Iugoslávia já chegou a ser uma das melhores do mundo. Ela venceu apenas dois títulos importantes na história, mas tinha ótimas atuações, inclusive contra outros gigantes.
Mesmo não sendo um gigante, o Zaire sofreu as consequências de enfrentar os iugoslavos. Em 1974, a Iugoslávia goleou o Zaire por nada mais, nada menos que 9 a 0. Essa é a 2ª maior goleada da história das Copas.
Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (1954)
A Copa de 1974, na Alemanha, foi palco de várias goleadas. Além dos 9 a 0 da Iugoslávia sobre o Zaire, tivemos também o 7 a 0 da Polônia sobre o Haiti. O 1º tempo já terminou com o 5 a 0 no placar. Destaque para o atacante Szarmach que marcou 3 vezes.
Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (1954)
Já deu pra perceber que a Hungria gostava de placares elásticos. A vítima da Copa de 1954 foi a frágil seleção da Coréia do Sul. Com uma atuação irretocável dos craques Puskas e Kocsis, os húngaros aplicaram um massacre de 9 a 0 sobre os coreanos. Esta é a 2 ª maior goleada da história das Copas juntamente com Iugoslávia e Zaire em 1974.
Turquia 7 x 0 Coreia do Sul (1954)
Pode-se dizer que a Copa de 1954 não foi das mais felizes para a Coréia do Sul. Depois de perder por 9 a 0 da Hungria no 1º jogo, os coreanos tiveram uma atuação melhor contra a Turquia: perderam apenas de 7 a 0. Com duas derrotas e o saldo negativo de 16 gols, nem é preciso dizer que a equipe foi a última colocada do mundial.
Uruguai 7 x 0 Escócia (1954)
Outra goleada da Copa de 1954 foi aplicada pelo Uruguai em cima da Escócia. O primeiro tempo da partida não mostrava que o placar seria tão elástico, já que acabou com um 3 a 0 a favor dos uruguaios. No entanto, o segundo tempo foi ainda mais intenso e o Uruguai marcou mais 5 vezes. Borges e Abbadie foram os destaques.
Uruguai 8 x 0 Bolívia (1950)
Os bicampeões uruguaios também eram uma equipe adepta a goleadas. Em 1950, a vítima da vez foi a Bolívia. Os donos da casa venceram o jogo por 8 a 0 em um dia impecável para o atacante Miguez (3). Os uruguaios viriam ser campeões naquele ano.
Suécia 8 x 0 Cuba (1938)
Para quem hoje depende fundamentalmente do atacante Zlatan Ibrahimovic, a Suécia já foi uma das grandes do futebol mundial. Na Copa de 1938, os suecos aplicaram uma goleada de 8 a 0 sobre a frágil seleção cubana, como destaque para os atacantes Wetterstrom e Keller que marcaram 3 gols cada um.
Por Ezio Jemma
Atualizado em 14 Jul 2014.