Guia da Semana


Com uma economia forte, a Austrália tem um dos melhores números de desenvolvimento humano e de qualidade de vida de todo o mundo. Além da capital Camberra, as principais cidades do país são Sydney e Melbourne.

Sydney é a cidade mais famosa e chama a atenção por suas belas praias, que recebem etapas de campeonatos mundiais de surfe e são frequentadas por turistas de vários locais do mundo, já que a temperatura pode chegar a 40°C. O cartão-postal mais famoso da Austrália também está na cidade lá, o Sydney Opera House. Com sua arquitetura peculiar, a casa de concertos e de óperas se destaca na bela paisagem da Baía de Sydney. Outros pontos turísticos são o complexo olímpico, construído para a disputa das Olimpíadas, em 2000, e a Sydney Harbour Bridge, uma ponte que corta a baía e tem visitas monitoradas com guias.

A capital Camberra é uma cidade planejada, assim como Brasília. Seus principais pontos turísticos são os grandes monumentos espalhados em seu território, além da sede do governo australiano.

Já Melbourne é a mais cosmopolita do país. Famosa por sediar grandes eventos como o Grand Prix de Fórmula 1 e o Aberto da Austrália de Tênis, um dos cinco maiores torneios da modalidade, é considerada a capital esportiva do país. Grandes galerias de arte, como a Galeria Nacional, também estão no local.

Gastronomia
Na culinária, assim como na cultura, são encontrados fortes traços dos ingleses, que colonizaram o país. A partir da década de 70 foram inseridas influências asiáticas e europeias à gastronomia local, fato que acabou fortalecendo a identidade gastronômica da Austrália.

Os frutos do mar, o peixe e os laticínios são alimentos básicos na mesa de um australiano, que também não dispensa o barbecue, ou churrasco, também muito popular e apreciado no país.

Cerveja e vinho são as bebidas mais consumidas na Austrália. Os vinhos australianos estão entre os melhores do mundo e competem com grandes produtores, como a França e a Itália. Apesar disso, o povo do país também aprecia os destilados, como o uísque, por exemplo, outra influência da colonização britânica.

"Socceroos" disputam segundo mundial consecutivo


Jogando sua terceira Copa do Mundo, a Austrália espera mais uma vez surpreender e passar, pelo menos, da primeira fase, como já fez em 2006. Na ocasião, os australianos jogaram no mesmo grupo do Brasil e foram eliminados nas oitavas-de-final pela Itália, que viria a conquistar o título. Muitos dizem que o gol da classificação italiana, no final da partida, saiu de um pênalti mal marcado pelo juiz.

O primeiro mundial disputado pela Austrália foi em 1974, portanto, até o mundial de 2006, foram 32 anos sem participar do maior torneio de seleções do mundo. Agora o país vai à África do Sul jogar sua segunda Copa consecutiva, fato inédito para os australianos. Outro fato inédito para o futebol da Austrália ocorreu nas eliminatórias, quando o país disputou, pela primeira vez, com times do continente asiático. Há tempos, a Austrália já reivindicava essa mudança, já que, jogando por seu continente, a Oceania sempre tinha de disputar a repescagem contra uma equipe sul-americana, fato que tornava a classificação mais difícil e, segundo os australianos, a disputa se tornava injusta.

Os "Socceroos", como é chamada a seleção australiana, em alusão aos cangurus, animais típicos do país, se classificaram muito bem nas eliminatórias asiáticas. O time terminou na primeira colocação do grupo 1, deixando o Japão na segunda posição. A equipe só perdeu duas partidas no classificatório, tomando apenas quatro gols e permanecendo invicta por surpreendentes 8 jogos.

Na Copa do Mundo 2010, a Austrália está no grupo D e joga contra Alemanha, Gana e Sérvia.

A seleção será comandada pelo holandês Pim Verbeek, uma espécie de aprendiz de Guus Hiddink, o treinador do país na Copa da Alemanha, em 2006. Verbeek foi o terceiro colocado na Copa Asiática de Seleções, em 2007, treinando a Coreia do Sul.

A base da seleção australiana é basicamente a mesma que disputou a Copa do Mundo 2006. Nomes como Tim Cahill, Harry Kewell, Brett Emerton, Vince Grella, do goleiro Mark Schwarzer e do capitão Lucas Neill formam a estrutura do time da terra do canguru. Cahill, artilheiro do país nas eliminatórias, e Kewell, jogador rodado, que atua no Galatasaray, são os principais jogadores do selecionado.

Atualizado em 1 Dez 2011.