Monte Tatra, atrativo para praticantes de esqui, é um dos pontos mais altos do país
Localizada na Europa Central, a Eslováquia tem mais de 5 milhões de habitantes. A economia do país gira em torno das indústrias, da engenharia e da agricultura, já que cerca de 40% de seu território é usado para o cultivo de alimentos, como o trigo, o centeio, a beterraba, as frutas e a batata. Desde janeiro de 2009, os eslovacos fazem parte da Zona do Euro, fato que fez com que o PIB do país crescesse.
O país tem belas paisagens naturais, com grandes montanhas, como os montes Cárpatos e Tatra, bastante procuradas para a prática de esqui, além do Gerlachovský stít, ponto mais alto da Eslováquia, com 2.655 metros de altitude.
O clima eslovaco é um pouco chuvoso e há locais onde a neve permanece durante cerca de 130 dias por ano. No inverno, a temperatura no país fica na média dos -2°C, enquanto no verão tem uma média de 21°C. Com 40% do território nacional ocupado por florestas, a vegetação local é bastante diversificada, com várias espécies de plantas, principalmente frutíferas tais como: maçã, pera, ameixa, cereja, damasco, pêssego e groselha, por exemplo.
A principal cidade da Eslováquia a capital, Bratislava. Cortada pelo rio Danúbio, a cidade é sede do governo eslovaco, tem as principais universidades, diversos museus e os mais belos teatros do país. Bratislava se caracteriza pela arquitetura, já que possui grandes edifícios e algumas torres que remetem à época medieval.
Outros pontos importantes da capital eslovaca são a Praça das Armas, em frente à prefeitura da cidade, a catedral gótica de São Martinho, o Palácio Grassalkovich e o Palácio Arzobispal - casa do presidente e sede do governo, respectivamente, além do Castelo de Bratislava, antiga residência real. Por se tratar de uma capital histórica, a cultura eslovaca é rica, tendo sido influenciada por vários grupos étnicos, como judeus, húngaros e alemães.
Gastronomia
Por ser uma das mais antigas, a cozinha da Eslováquia é considerada das mais tradicionais da Europa. A farinha, a batata, a couve e os laticínios são os principais ingredientes. Eles também consomem carne bovina, suína, de aves e de peixes, além de javali e coelho, provenientes do costume da caça.
Um dos pratos mais típicos são os bunhuelos, bolinhos feitos à base de farinha, que podem ser recheados com queijo de ovelha ou de cabra e bacon. Outro prato tradicional é a kapustnica, um caldo que leva repolho, presunto, salsicha, cogumelo e maçã.
Como possuiu muitos vinhedos da época de Tchecoslováquia, a Eslováquia produz vinhos de qualidade. O preço da bebida também chama a atenção, já que o país tem a fama de produzir os mais baratos do mundo. Os eslovacos consomem vários tipos, como o tinto, o branco, o seco e até os espumantes.
Eslováquia chega sozinha a um mundial, pela primeira vez na história
Pela primeira vez classificada para uma competição internacional oficial de futebol, a Eslováquia chega à África do Sul para tentar repetir os resultados alcançados na época de Tchecoslováquia. Independente desde 1993, a República Eslovaca tem seu passado futebolístico completamente ligado ao da antiga nação, que participou de oito edições do maior torneio de futebol do mundo, ficando com o vice-campeonato por duas vezes, em 1934 - derrota de 2 x 1 para a Itália - e em 1962 - derrota de 3 x 1 para o Brasil. A última participação da Tchecoslováquia aconteceu em 1990, quando chegou às quartas-de-final.
A Eslováquia surpreendeu nas eliminatórias, já que se classificou em um grupo complicado, com seleções mais fortes e mais tradicionais, como a Polônia, a Eslovênia e a República Tcheca, com quem formava a Tchecoslováquia até o início da década de 90. Os tchecos, aliás, eram os grandes favoritos do grupo, pois após a separação disputaram todas as Eurocopas e o mundial de 2006. Com sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, os eslovacos terminaram na primeira colocação, para delírio da população do país, que esperava por esse momento desde 1993.
Comandado por Vladimir Weiss, que jogou a Copa do Mundo de 1990 pela Tchecoslováquia, o time pode surpreender na África do Sul, com um futebol que mescla força e técnica. Os principais jogadores do time são o forte zagueiro Martin Skrtel, que atua pelo Liverpool, e o habilidoso meio-campista Marek Hamsik, craque do Napoli. O atacante Stanislav Sestak, do Bochum, foi o artilheiro do país nas eliminatórias e é a grande esperança de gols.
Na Copa do Mundo 2010, a Eslováquia está no grupo F, que não é considerado dos mais difíceis. Apesar da tetracampeã Itália, a chave tem também a Nova Zelândia e o Paraguai, adversários que fazem o país europeu sonhar e acreditar na classificação, logo em sua estreia.
Atualizado em 10 Abr 2012.