Nada como ter uma hortinha em casa, não é? Além de ser uma atividade ótima para manter a saúde mental, você pode cultivar seus próprios temperos, vegetais e até frutas.
Para turbinar sua plantação caseira, você pode utilizar partes e sobras de alimentos encontrados na sua cozinha. Confira a seguir quais sobras e restos de alimentos que podem se transformar em adubo para sua plantinhas:
Cascas de banana
Bananas são ricas em potássio. Sabe qual plantinha ama potássio? As rosas. Enterre as cascas em um buraco ao lado da roseira para que elas possam adubar naturalmente.
Cascas de ovos
As cascas de ovos podem ser usadas no seu jardim. Triture as cascas e as use como o cal. Acontece que as cascas de ovos são 93% de carbonato de cálcio, que é o nome científico da cal. E o cal também é usado como fertilizante para diminuir a acidez do solo de plantas que não se dão bem com acidez.
Restos da cozinha
Os seus resíduos de cozinha, como cascas de frutas e folhas passadas, podem se transformar num belo composto. O composto também ajuda o solo a reter a umidade, essencial para que as hortas prosperem durante os verões quentes e secos.
Borra de café
A borra de café é uma excelente aliada da saúde das suas plantinhas. Um de seus melhores efeitos é como fertilizante. Muitas plantas, como tomates, prosperam melhor em solo ácido. Utilize a borra de café para ajudar a acidificar o solo.
Mel
Sobrou mel no fundo do pote? O mel aumenta o número de micróbios e as bactérias benéficas. Misture 3 colheres de sopa de mel em um galão de água. Molhe suas plantas com esta mistura e veja-as crescerem e serem mais saudáveis.
Ração
Sabe o fim da ração que fica no fundo do saco? Aquela ração mais ressecada com pózinho? Polvilhe um pouco em seus vazinhos, As rações são ricas em proteínas e nutrientes que ajudam as plantinhas a crescerem mais fortes. Mas, certifique-se de proteger a planta com um papelão para evitar pestes que possam se proliferar por causa da comida exposta.
Atualizado em 7 Mai 2020.